Realizada pela UniRitter em parceria com a ong Themis e a Fenatrad, a capacitação introduziu 25 alunas a práticas e ferramentas digitais do cotidiano
A primeira turma de trabalhadoras domésticas capacitadas pelo projeto Mulheres Tech em Canoas concluiu o curso de letramento digital na UniRitter, neste semestre. Em cerimônia realizada na última quarta-feira (26), no campus do centro universitário, 25 alunas receberam certificação de conclusão da capacitação com aulas de práticas digitais. O projeto tem como objetivo fomentar uma maior inserção dessas mulheres no mercado de trabalho e a inclusão em um mundo cada vez mais dependente de ferramentas digitais.

A formação de alfabetização digital foi ministrada por estudantes da UniRitter, sob supervisão dos professores, de profissionais da ong Themis e da coordenação da professora Victória Chaves Cardoso, do curso de Serviço Social do centro universitário. Durante as aulas, foram repassadas informações sobre introdução ao mundo e ao pensamento digital, manuseio e utilização de ferramentas tecnológicas básicas de comunicação, desenvolvimento de competências a partir de mecanismos lúdicos de tecnologia e de habilidades como comunicação, desenvolvimento pessoal, trabalho em equipe e resolução de problemas.

Lançado em 2022, o programa Mulheres Tech é promovido pela UniRitter em parceria com a organização não governamental Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos e com a Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad). Desde 2023, a iniciativa idealizada no centro universitário foi ampliada para salas de aula de instituições de ensino superior do ecossistema Ânima em outros estados e regiões do Brasil.
Fotos: Divulgação / UniRitter


















