Espaço tem capacidade para servir 200 refeições diárias e funcionará de segunda a sábado
Canoas agora conta com um novo espaço para refeições gratuitas, com alimentos de qualidade, destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Foi inaugurado nesta segunda-feira (22) o novo Restaurante Popular da cidade. Localizado na Avenida Rio Grande do Sul, 3.462, no bairro Mathias Velho, o local tem capacidade para servir 200 refeições diárias e, a partir da semana que vem, poderá acomodar até 120 pessoas almoçando simultaneamente. O horário de funcionamento do Restaurante Popular será de segunda-feira a sábado das 11h30 às 13h30. O acesso às refeições é feito por ordem de chegada. Os usuários realizam a atualização do cadastro, recebem uma ficha e, em seguida, são encaminhados para o almoço.
Esta é a segunda unidade deste tipo de serviço implementada na cidade. O Município conta, também, com um Restaurante Popular em funcionamento na Avenida Boqueirão, 2.781, no bairro Estância Velha. O local serve cerca de 200 almoços por dia, de segunda a sábado, das 11h30 às 13h30. O ato de inauguração do novo restaurante foi acompanhado pelo prefeito Airton Souza, o vice-prefeito, Rodrigo Busato, a deputada estadual Eliana Bayer, secretários, vereadores e a comunidade local.
“A fome, a alimentação, não podem esperar. Um restaurante popular, com entrega gratuita de refeições, é muito mais do que uma política pública de alimentação, é um compromisso direto com a dignidade humana. Ele garante que pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso diário a uma comida saudável, de qualidade e preparada com cuidado”, comenta o prefeito, Airton Souza.
“Dias de entrega sempre são dias felizes, dias que nos motivam, ainda mais que a gente vai desmistificando coisas que ficaram da Eleição, de que nós íamos fechar, e nós estamos aqui, ampliando este serviço. Este projeto estava no nosso plano de governo e estávamos ansiosos pela inauguração”, completa o vice-prefeito, Rodrigo Busato.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Marcio Freitas, foram investidos na reforma do espaço R$100 mil em recursos vinculados da pasta, em parceria com Conselho Municipal do Idoso e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Também foram utilizados recursos provenientes de emenda parlamentar da deputada estadual Eliana Bayer para a contratação de cozinheiras e auxiliares de cozinha. A contratação da mão de obra tem a parceria da Cufa, que será a responsável, também, por executar e entregar as marmitas. “Mais que proporcionar refeição de qualidade, vamos garantir dignidade e acolhimento às pessoas que mais precisam”, comenta Freitas. Conforme ele, a gestão do espaço será compartilhada entre as secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Moradora do bairro, a dona de casa Rodnéia da Silva, 46, aprovou a abertura do restaurante. Ela participou da inauguração acompanhada da mãe, Teresinha Francisca da Silva, 72. “Eu achei um excelente projeto. E fiquei feliz pois vou poder buscar comida também para a minha mãe sem ter a necessidade de trazer ela junto, que é cadeirante. Uma comida de qualidade e entregue gratuitamente é algo muito bom para todos nós. Pretendo vir todos os dias buscar nossa refeição aqui”, planeja.















