O início do primeiro semestre letivo de 2026 foi marcado por emoção, acolhimento e integração na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), campus Canoas. Desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (9), milhares de alunos e professores retornaram à Instituição e foram recebidos com uma programação especial de boas-vindas, planejada para transformar o começo das aulas em um momento de conexão, pertencimento e inspiração.
Com música, ações de integração e o apoio de parceiros, o saguão do Prédio 1 tornou-se ponto de encontro de calouros e veteranos. Entre reencontros, expectativas e sorrisos, a comunidade acadêmica celebrou o início de um novo ciclo. A iniciativa se estende ao longo de todo o dia, contemplando também os estudantes do turno da noite.
Para o coordenador do curso de Medicina da Ulbra, Nathan Mendes Souza, o acolhimento é essencial para fortalecer vínculos e motivar os alunos desde o primeiro dia de aula.
“Esse evento de acolhimento é fundamental para aproximar a coordenação, os professores e os colaboradores dos alunos. É um momento de motivação e inspiração para que todos tenham um semestre de dedicação, com muitos e bons resultados”, destacou.
Desafio
A diretora de Operações do Ensino Superior da Ulbra, Cristina Fedrizzi Caberlon, ressaltou que a recepção simboliza o retorno oficial das atividades acadêmicas e reforça o cuidado da Instituição com a experiência dos estudantes.
“A volta às aulas marca o início efetivo do semestre 2026/1. Sabemos que, para muitos alunos, especialmente os calouros, esse momento pode ser desafiador. Por isso, o acolhimento é essencial para que cada estudante se sinta parte da Ulbra desde o primeiro contato”, afirmou.
Durante a manhã, os estudantes foram recebidos com música comandada pelo DJ Capu e ações organizadas com o apoio do Centro Acadêmico de Medicina da Ulbra (CAMU). Para a presidente do CAMU, Marcelly Maranata, a integração promovida fortalece o vínculo entre alunos e universidade.
Entre os acadêmicos, o sentimento predominante era de entusiasmo. “Essa receptividade faz toda a diferença. Dá ainda mais energia para começar o semestre com tudo”, comentou o estudante de Medicina Vinícius Dalosto.
A programação de boas-vindas reforça o compromisso da Ulbra com a formação acadêmica e humana, transformando o retorno às aulas em um momento de acolhimento, inspiração e novos começos.















