Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima/Defesa Civil) alerta para o risco de chuva forte, com chances de temporais com raios e ventos fortes em pontos isolados da cidade, nesta sexta-feira (17).
A partir da passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul, a instabilidade sobre Canoas está prevista entre o período da tarde e a noite de sexta. Não está descartada a possibilidade de queda de granizo.
O período de instabilidade pode resultar na incidência de raios que podem permanecer na madrugada e manhã de sábado (19). A intensidade da força do vento pode alcançar os 60 km/h. Segundo o Eclima, a previsão meteorológica estima que os acumulados de chuva na cidade podem chegar a 30 mm.
Ainda segundo o Eclima, de fato, a formação de um ciclone extratropical está prevista junto à província de Buenos Aires, na Argentina, e o Uruguai, entre a sexta-feira e o sábado. Distante do território gaúcho, o fenômeno climático extremo não terá impactos significativos no município de Canoas.
Em casos de emergências relacionadas a fenômenos climáticos, os canoenses podem acionar a Defesa Civil de Canoas, pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322 5764, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Texto: Fábio Radke – PMC
Edição: Gustavo Gerlach – PMC