A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) apresentou os dados sobre o programa Canoas Solidária, iniciativa que acolhe a população em situação de rua, população mais vulnerável durante os meses de frio, e seus animais de estimação. Até a última sexta-feira (18), a ação contabilizou 4.306 atendimentos desde o seu início. Do total, a maior parte corresponde ao público masculino, com 3.952 acolhidos.
O projeto ocorre desde 16 de junho, no Ginásio do Colégio La Salle São Paulo, no bairro Niterói, com capacidade para atender 100 pessoas. Durante o Canoas Solidária, a população também conta com atividades culturais, atendimentos de saúde e do Banco de Oportunidades, além de serviços prestados por professores e alunos da Universidade La Salle.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com os demais órgãos da Administração Municipal, é responsável pela ação. As equipes da Prefeitura seguem fazendo rondas com o objetivo de conduzir os desabrigados. A população que encontrar pessoas em situação de rua pode informar a Prefeitura, pelos telefones (51) 3472-7122, (51) 98255-0650 e (51) 98255-0310.
Além do ginásio, funciona o Albergue Municipal, durante todo o ano, no bairro Mathias Velho. O local, que tem capacidade de abrigar entre 48 e 70 pessoas, realizou 2.095 atendimentos desde junho.
As doações para o Canoas Solidária podem ser entregues de segunda a sexta, das 8h às 18h, na sede da SMAS (Rua Pedro Weingartner, 238, Centro) e no Colégio La Salle São Paulo (Rua Lajeado, 1300, bairro Niterói). Aos sábados e domingos, as doações podem ser realizadas diretamente no ginásio da ação. Estão sendo arrecadados itens, como alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas de cama e peças de vestuário. O Canoas Solidária acontece até o dia 31 de agosto.
Texto: Daniele Brito – PMC
Edição: Carina Jung – PMC