O Centro de Convivência das Mulheres – Casa Lilás “Débora Machado” realizou a primeira aula do curso de manicure e pedicure nessa terça-feira (29). O espaço é dedicado às mulheres que buscam um recomeço de vida após vivenciarem alguma situação de violência doméstica.
De acordo com a secretária especial da Coordenadoria das Mulheres, Vani Piovesan, a Casa Lilás tem o objetivo de proporcionar que as mulheres tenham um curso de qualificação profissional e consigam recomeçar suas vidas fora da situação de violência. “Hoje estamos dando início aos cursos, com a capacitação para manicure e pedicure, para que as mulheres tenham autonomia financeira e consigam sair do ciclo de violência, que em muitos casos, acaba sendo patrimonial”, afirma.
As aulas ocorrem nas terças-feiras, das 14h às 16h, sendo ministrado pelo professor Vladi Skieresz, profissional da área da beleza há oito anos. “É uma grande oportunidade poder fazer parte dessa inauguração de cursos, como trabalho há muito tempo com mulheres é gratificante poder trazer a minha bagagem profissional para compartilhar com elas. Além de proporcionar que elas evoluam, se empoderem e reencontrem a mulher perdida dentro delas”, destaca o professor.
Para a aluna Ana Paula Lenzing, 31 anos, fazer o curso significa a chance de mudar sua vida. “É a oportunidade de ter meus direitos como pessoa, de ter uma renda. Eu gostaria de fortalecer a importância que isso tem para as mulheres, que eu não sou a única, eu sei de muitas outras que estão sofrendo por não ter o poder financeiro da sua vida, de não ter o poder de fazer o que querem e estarem no fundo do poço. A Casa Lilás é uma forma de nos fortalecermos”, salienta.
Casa Lilás
O espaço funciona como um instrumento de capacitação e emancipação para as mulheres e integra os equipamentos municipais de enfrentamento à violência. Localizado na avenida Boqueirão, 2170, no bairro Igara, é gerido pela Prefeitura de Canoas por meio da Coordenadoria das Mulheres.
A aula inaugural faz parte das atividades do Agosto Lilás, que se encerra na quinta-feira (31), com o Seminário Agosto Lilás, no Salão de Atos do La Salle, a partir das 19h.
Texto: Daniele Brito – PMC
Edição: Carina Jung – PMC