Durante o mês de agosto, a Coordenadoria da Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes realizou quatro palestras com o tema “Racismo nas Escolas”. As atividades ocorreram em escolas da rede municipal dos quatro quadrantes do município, com a proposta de trabalhar com a educação antirracista.
“A educação antirracista na escolas existe para dar visibilidade ao debate, para proteger as crianças e adolescentes do racismo e garantir que todos tenham garantido seu direito ao desenvolvimento integral, combatendo ativamente toda e qualquer expressão de preconceito, pois a cor da pele não nos diferencia, mas, sim, nos une como irmãos”, destacou a secretária especial da Coordenadoria, Ednea Paim.
“É muito importante esse trabalho, pois os alunos tiveram acesso ao teatro, onde já ficaram encantados e felizes. As servidoras da Coordenadoria conseguiram transmitir a importância desse debate através dos seus relatos sobre bullying e as dores que passaram, relatando que com amor e respeito foram curadas. Os alunos precisam desses momentos para se verem e se sentirem representados através do outro”, afirmou a vice-diretora da EMEF Carlos Drummond de Andrade, Priscila Castilhos.
O ciclo de palestras ocorreu nas EMEFs Carlos Drummond Andrade, General Osório, Farroupilha e Professor Thiago Wurth. Em setembro, ocorrerá outro ciclo de palestras nas escolas de ensino fundamental. As atividades abordarão os temas do racismo e suicídio.
Texto: Daniele Brito/PMC
Edição: Carina Jung/PMC