O vereador Juares Hoy ligou para nossa redação e explicou que a ação do Mandado de Segurança continua tramitando normalmente na 1ª Vara Cível de Canoas e que apenas a liminar foi negada (leia matéria no link abaixo).
Conforme o edil, ele não está afastado do PTB e continuará exercendo o cargo de líder do PTB na Câmara de Vereadores de Canoas e seu mandado de segurança seguirá tramitando. Hoy irá buscar a Comissão de Ética do PTB Estadual sobre a punição. Para o vereador, “Simone Sabin está perdida no campo Judicial e age por vindita pessoal”.
Para o vereador, o ofício da presidente do PTB Municipal não tem valor por dois motivos:
Primeiro: “porque a executiva de Canoas é provisória e não possui comissão de ética, assim sendo, não pode a presidência provisória punir qualquer filiado do partido, muito menos suspender a filiação de um vereador”.
Em segundo lugar: “para isso ocorrer, somente a comissão de ética estadual poderia abrir um processo de investigação e após ouvido o vereador, suas testemunhas e análise dos fatos, ainda teria o vereador o prazo de dez dias para apresentar sua defesa”.
Após isso, Juares segue: “somente a comissão de ética do PTB estadual poderia julgar o vereador. O mandado de segurança impetrado continua tramitando e, segundo Hoy, o juiz já solicitou que a senhora Simone Sabin explique tudo isso”.
O vereador também já solicitou audiência com o presidente estadual e também para a comissão estadual de ética do partido, além de tomar as providências legais na área cível e criminal. O presidente da Câmara, Cris Moraes (PV), arquivou o ofício enviado pelo PTB por entender que isso é uma decisão da bancada do partido, que hoje tem dois vereadores, Eric Douglas e próprio Juares Hoy.
LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO