Um dia repleto de cores, sorrisos e belíssimas apresentações. Assim foi a sexta-feira (22) com as disputas de ginástica rítmica da Competição Escolar Canoense (Ceca) 2023, no Estação Cidadania, localizado no bairro Mathias Velho. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), por meio da Diretoria de Esporte Educacional.
Treze meninas de escolas diferentes participaram da estreia da modalidade no evento escolar que já é tradição em Canoas. Isadora Porto, 9 anos, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Erna Würth, disse estar muito feliz em participar do Ceca. “Eu acho bem legal participar, porque eu sou a única da minha escola que está participando e esse é o primeiro ano que eu estou praticando. É bem bacana poder acompanhar também as outras atletas, ver as coreografias delas e tudo mais”.
Estreando na competição, a ginástica rítmica e a ginástica artística estão conquistando cada vez mais o interesse de meninos e meninas canoenses. Com aulas disponíveis através do programa Atleta Cidadão do Futuro (ACF), em três frentes, sendo elas educacional, participação e rendimento, a ginástica fomenta a prática de atividades físicas, a disciplina e incentiva crianças e adolescentes a seguirem no futuro esportivo.
Sobre o Ceca
O Ceca, que acontece até novembro, mobiliza estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino. O evento busca oportunizar a atividade competitiva em âmbito escolar e a revelação de talentos com potencial esportivo, além de proporcionar situações para educação e integração entre alunos através do esporte. A competição conta com as modalidades de judô, atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, xadrez, voleibol, skate e hóquei. A novidade deste ano foi justamente a inclusão das categorias de ginástica rítmica e artística.
Texto: Marina Staudt – PMC
Edição: Carina Jung – PMC