Os servidores municipais ativos e inativos de Canoas tiveram a oportunidade de divulgar trabalhos de empreendedorismo por meio da 1ª Feira dos Servidores da Prefeitura de Canoas. A atividade aconteceu neste domingo (22), das 10h às 18h, no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), no bairro Marechal Rondon.
Diversos produtos estiveram expostos em 20 bancas do evento. O público encontrou opções de artesanato, produtos pet, cestas de presentes, incensos, tapetes, entre outros.
A feira também faz parte da Semana do Servidor, programação aberta no último sábado (21), durante o Prefeitura na Rua, com a divulgação dos oito finalistas da exposição fotográfica que mobilizou os servidores da Prefeitura. Ainda neste domingo, os visitantes tiveram a oportunidade de conferir as imagens selecionadas.
Uma nova operação integrada entre as forças de segurança de Canoas ocorreu no fim da noite de sábado (21) e início da madrugada deste domingo (22). A equipe da Câmara Temática de Fiscalização do Gabinete de Gestão Integrada de Canoas (GGI-M) esteve em três alvos que haviam sido denunciados por supostas irregularidades, nos bairros Marechal Rondon e Mathias Velho.
Dois dos alvos desta ação estavam abertos e outro de portas fechadas no instante da chegada do comboio. Os agentes identificaram irregularidades durante a fiscalização, tais como funcionamento fora do horário permitido e adequações de segurança. Os locais foram notificados.
A operação integrada também ainda esteve em endereços de outros estabelecimentos, fiscalizados anteriormente, para conferir se os mesmos providenciaram as adequações necessárias ou respeitavam ainda a interdição imposta.
A ação integrada reuniu a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Guarda Municipal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Diretoria de Trânsito. Também contou com as secretarias municipais de Transportes e Mobilidade, Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI) e a Vigilância Sanitária.
Para denúncias ligue 153 ou procure as ferramentas de participação popular como Prefeitura Itinerante, Prefeitura na Estação e Prefeitura na Rua.
Plano de cultura de Canoas é trabalhado em Conferência Municipal
A 5ª Conferência Municipal de Cultura de Canoas ocorreu neste domingo (22), no Colégio Estadual Marechal Rondon. Aberto à comunidade, o encontro discutiu e definiu diretrizes do plano de cultura do município, sempre com a participação das representações dos colegiados setoriais.
O secretário da Cultura de Canoas, Eliezer Pacheco, destaca o processo democrático existente na conferência. “Uma conferência como essa, acho que tem que refletir isso, a relação entre democracia e cultura como partes inseparáveis no processo de país. Em relação as questões culturais de Canoas, um momento geral marca a apresentação dos temas na conferência. Eles são trabalhados em grupos por temas, segmentos e diversas manifestações de cultura. E depois volta para o grande grupo para então tirar resoluções e propostas”, explicou.
A 1ª Pré-Conferência Municipal de Cultura foi realizada no dia 5 deste mês, no Teatro do Sesc. Participam os colegiados setoriais do Livro, Literatura e Leitura, Dança e Teatro, Audiovisual e Capoeira, além de representantes do Escritório Estadual do Ministério da Cultura e da Secretaria Estadual da Cultura.
Projeto Cultura de Ponta a Ponta contempla o bairro Guajuviras
O projeto Cultura de Ponta a Ponta esteve no bairro Guajuviras, neste domingo (22), com diferentes atrações artísticas, na Praça da Juventude Nelson Mandela.
As irmãs bailarinas Nicole e Isabelle Machado Mendes trouxeram toda a sutileza do balé ao palco do evento. As duas fazem parte do Studio de Dança Attitude, uma das atrações desta edição. “É muito legal se apresentar para as pessoas poderem ver nossas danças. A gente vai fazer um duo de ballet aonde vamos interpretar duas bonecas”, disse Nicole.
Morador do bairro Guajuviras, Gladimir da Silva Sutil, conferiu as atrações enquanto tomava um chimarrão com a família. “É muito bom quando tem um evento de cultura como este aqui no bairro. É preciso que as pessoas venham e acompanhem”, disse.
Cultura de Ponta a Ponta
A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Canoas e conta com financiamento do Ministério da Cultura. As atividades serão realizadas um domingo por mês, no turno da tarde, em cada quadrante da cidade.
Confira a programação:
5/11 – das 15h às 18h30 – na Praça da Juventude Madre Teresa de Calcutá (Rua Itamar Mattos de Maia, bairro Niterói). Atrações: DJ Abu, Art & Dança, Tribu di Arteiros e Tchê Guri.
3/12 – das 16h às 19h – no Parque Getúlio Vargas (Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 700, bairro Marechal Rondon). Atrações: DJ Abu, Art & Dança, Tribu di Arteiros e Lucas e Felipe.
Texto: Fábio Radke
Edição: Gustavo Gerlach