O Hospital Divina, da Rede de Saúde da Divina Providência, de Porto Alegre, em alusão ao Novembro Roxo, mês de prevenção e conscientização à prematuridade, está organizando a sua III Jornada da Prematuridade.
O evento, aberto ao público, ocorre no dia 14 de novembro, no auditório Padre Michelis, e contará com a participação de palestrantes do Divina e de outros hospitais de Porto Alegre. Será um dia de muita troca de experiência e aprendizagem sobre o tema. A atividade é aberta ao público externo e a inscrição é solidária, por meio de doação de itens de material escolar.
17 DE NOVEMBRO DIA MUNDIAL DA PREMATURIDADE
O dia 17 de novembro, dia Mundial da Prematuridade, é marcado para lembrarmos da importância do nascimento que ocorre antes das 37 semanas de idade gestacional e de todo o caminho a ser percorrido pelos bebês e suas famílias.
Segundo a Coordenadora Médica do Centro Materno Infantil do Hospital Divina, a pediatra e neonatologista Cristina Rosa Medina de Melo, doenças como hipertensão na gestação ou pré-eclampsia, infecções uterinas, ruptura prematura de membranas e gestação múltipla são algumas das causas do nascimento prematuro.
“Por isso a importância da preparação para uma gestação saudável, seu diagnóstico
precoce e o acompanhamento especializado no pré-natal são fatores importantes para
diminuir a sua incidência”, ressalta a profissional.
No Brasil, 12% dos bebês nascem prematuros e é um problema a ser considerado nas
políticas públicas. A dra. Cristina destaca que o cuidado que se inicia na UTI Neonatal, permanece após a alta hospitalar e, às vezes, por muito tempo, com o acompanhamento das equipes multidisciplinares, para proporcionar o melhor desenvolvimento desses pequenos e o crescimento adequado mantendo as condições integrais de saúde.
“Sensibilizar, engajar, acolher aos bebês e suas famílias deve ser o objetivo neste e todos os dias, fazendo que essa jornada desafiadora, a do nascimento antecipado, seja o mais leve possível”, complementa.