Engana-se quem pensa que a Competição Escolar Canoense (Ceca) envolve apenas alunos e professores. A participação e o apoio dos pais e familiares são essenciais para criar conexões e fomentar a prática esportiva. E essa premissa fica ainda mais evidente durante as competições da Ginástica Artística (GA), realizadas nesta sexta-feira (17), no Estação Cidadania.
“É incrível como a presença dos familiares é maior nas ginásticas, tanto rítmica quanto artística. Eles acompanham as crianças, vibram e incentivam todo o tempo. Essa estreia das modalidades no Ceca trouxe uma proximidade maior com as famílias”, comentou o diretor de Esporte Educacional da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), Sedenir Krause.
Sabrina Stragliotto Brito e Charles Brito, moradores do Centro, acompanharam orgulhosos as filhas Vitória, 11 anos, e Martina Stragliotto Brito, 7 anos, durante a manhã de disputas. Eles contam que ficaram sabendo das aulas através das redes sociais da Prefeitura.
“Foi num story do Instagram da Prefeitura de Canoas que a gente ficou sabendo que tinha a ginástica aqui no Estação Cidadania, e aí a gente logo veio fazer a inscrição delas. Já faz três anos que elas começaram, primeiro na ginástica rítmica e, há dois anos, na artística. E, na verdade, o projeto é grandioso! É algo que foge do habitual de futebol, vôlei etc. É incrível proporcionar que nossas filhas participem desse projeto de qualidade, com aparelhos e professores excelentes”, destacou a mãe.
Para o pai, a vivência de socializar com outras crianças e outras escolas é essencial para o crescimento das filhas. “Acho que tudo isso fortalece elas. A ideia da competição, que a gente vem trabalhando muito isso, essa questão de participar, de dar o melhor de si, de estar competindo contra si mesma, de fazer parte de um processo mais amplo da cidade e tudo mais. Por isso essa vivência é tão importante para elas e para nós também”.
O Ceca 2023 está chegando na reta final. Restam apenas duas modalidades para serem disputadas: skate e futebol. Por causa do tempo chuvoso dos últimos meses, a competição, que terminaria neste mês, será finalizada apenas em dezembro. A edição deste ano já é a maior em mais de 30 anos de competição, com a mobilização de cerca de sete mil alunos e 30 escolas. O Ceca é organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).
Texto: Marina Staudt
Edição: Carina Jung