Quem não lembra do desenho animado A Caverna do Dragão?
A série fez muito sucesso nos anos 80 e nunca chegou ao seu final, os heróis comandados pelo Mestre dos Magos travavam uma batalha contra o maléfico Vingador para voltar ao mundo real.
A história começa quando um grupo de crianças vai a um parque de diversões e lá se deparam com o brinquedo Caverna do Dragão. Ao entrarem nele, são enviados a um mundo mágico, onde vivem muitas aventuras e contam com a ajuda de Mestre dos Magos para tentar voltar para casa.
Os heróis do desenho animados são: Hank é um patrulheiro, Eric é um cavaleiro, Diana é acrobata, Presto é um mago e Bob é um bárbaro.
Passados mais de 40 anos do lançamento eles finalmente ganham um desfecho de suas aventuras, para isso acontecer eles chegam, também, a duvidar da bondade do Mestre dos Magos e colocam sua liderança em dúvida. No final, eles descobrem que sua grande missão era auxiliar na redenção do vilão, o Vingador, garantindo a eles a chance de voltar para casa.
O desenho tem como objetivo uma reflexão a relação com os aspectos internos do ser humano, como suas virtudes e seus defeitos, que podem ser as “armas mágicas” que possuímos para vencer as adversidades da vida.
A CAVERNA DA POLÍTICA
Mas “pera” aí, sou colunista de política em Canoas, por que estou escrevendo sobre desenho animado?
Simples, nós também estamos presos na Caverna do Dragão, presos a um esquema sem solução e que resolva os problemas da Aldeia. Aqui, na política, não temos heróis. Chegamos a mais um fim de mandato confuso e em um episódio que parece não ter fim. Nem terminamos o 1º e 2º turnos de uma eleição conturbada, já existe um 3º episódio.
Será que ficaremos batendo na Caverna do Dragão e, mais uma vez, não conseguiremos encerrar a série de mazelas que nos assolam, o Vingador reconhecerá a derrota?
São tantas as perguntas, mas elas se resumem em uma só, Canoas merece isso?
Passamos quatro anos sem governabilidade, enfrentamos uma pandemia e um enchente catastrófica e nem assim nossos governantes aprenderam. A cidade está falida e metade se reconstruindo, as pessoas do lado oeste estão doentes, a cada chuva elas não dormem mais.
Apenas maquiamos a catástrofe.
É triste, para sairmos da Caverna do Dragão, será preciso seriedade dos novos governantes diplomados. A palavra, a partir de 1º de janeiro de 202, deverá ser RESPONSABILIDADE com a coisa pública.
Que fique a CERTEZA, se a coisa é pública, ela é da população, não do prefeito, vice e os vereadores eleitos. A população é o patrão, os governantes são empregados pagos pelos nossos impostos.
Simples assim, políticos devem servir, não se servir.
O Paço Municipal estará, em 2025, sob nova direção, será que eles irão conseguir a mágica de sair da Caverna do Dragão?
Para sair da tal caverna, mais uma vez chamamos à RESPONSABILIDADE, a receita é simples, deverá ser baseada na HONESTIDADE.
O primeiro grande passo para escapar da mesmice será apresentar uma transparência verdadeira e, não a maquiada que existiu até agora, prestação de contas constante para a população, um governante tem obrigação disso, o erário é nosso, não dele.
O novo mandatário, terá que ter urgência na recuperação da Aldeia e, após isso, promover urgentemente o crescimento econômico, Canoas está cada dia mais caindo no ranking das cidades mais ricas do RS.
A nós, que estamos presos na Caverna do Dragão, cabe usar nossa maior arma, cobrar integridade, honestidade e moral dos novos comandantes do Paço Municipal.
Nossa Saúde, como todos já sabem, vai de mal a pior, mesmo sem esperança, precisamos estar atentos, falta de tudo um pouco, de insumos, material de limpeza, maquinário e, principalmente, pessoal que realmente trabalha. É preciso, urgente, um pente fino nas casas de saúde do município, esse é o começo de uma recuperação, o DIAGNÓSTICO. Só assim poderemos combater a corrupção que estas empresas estão aplicando em todo o Brasil, aqui não seria diferente. Tem que investigar tudo e todos. Isso deve ser feito em todos os setores de um governo sério.
Outra importante decisão dos governantes, será respeitar e fazer respeitar a lei. Também, incentivar a participação ativa dos cidadãos nas decisões governamentais.
Isso é RESPONSABILIDADE GOVERNAMENTAL.
Está lançado o desafio, caros novos governantes, vocês têm condições de encerrar o capítulo da Caverna do Dragão, basta BOA VONTADE e HONESTIDADE.
Ou preferem ficar eternamente presos na Caverna do Dragão?
Uma Resposta
Só de estarmos livres do Pinóquio das enchentes já temos motivos de sobras para comemorar 2025. Bombou ruim, o péssimo já era!