As atividades do Acampamento Farroupilha iniciaram nesta quarta-feira (13) em Canoas. A programação teve início durante a manhã, no Parque do Gaúcho, com oficinas e contação de histórias para crianças da rede municipal de ensino. À noite, acontece no local a abertura oficial da 29ª Semana Farroupilha, que segue até o dia 20.
Prendas do CTG Seiva Nativa ensinaram a fazer bonecas artesanais. “Muito lindo e legal, o nome dela é Alice, que é o meu nome”, comentou Alice Castro, 5 anos, da EMEI Tia Lourdes. “Eu achei super fofo, essa aqui tem um cabelo cacheado que nem o meu”, descreveu Cecília Corrêa, 6 anos, também da EMEI Tia Lourdes.
A Coordenadoria de Igualdade Racial e Imigrantes promoveu a Contação de Histórias – Lanças Farroupilhas, voltada também para a rede municipal de ensino, com Jonatan Borges e Cauã Soares, sobre os Lanceiros Negros. “É muito importante a gente poder contar a história dos lanceiros negros para resgatar a nossa cultura, mostrar a negritude, que é presente no nosso Estado. Contar a história é resgatá-la como uma forma de não repetirmos os erros do passado”, comentou Jonatan.
Para os apreciadores da culinária gaúcha, os piquetes contam com almoço durante o Acampamento. “É muito bom e gratificante estar aqui, a gente se renova. Quando estou em casa, estou cheia de dor, aqui eu me renovo, estou trabalhando e não sinto nada. Eu estou distraída, conversando com as pessoas, me sinto muito bem aqui”, destacou Maria Beatriz Menin, mais conhecida como Tia Bia, 69 anos, moradora do bairro Guajuviras e uma das integrantes do Piquete Tio Ivo.
Abertura oficial
A 29ª Semana Farroupilha de Canoas será realizada entre os dias 13 a 20 de setembro, no Parque Eduardo Gomes (Parcão), no bairro Fátima. Com entrada gratuita, o evento contará com diversas atividades culturais, bailes e shows. A abertura oficial ocorre na noite desta quarta-feira, às 23h45, com a chegada da Chama Crioula, na Cancha de Tiro de Laço. Antes, tem show do grupo Canção Nativa, às 20h, e de Joca Martins, às 22h, no Multipalco.
Texto: Marina Staudt – PMC
Edição: Carina Jung – PMC