Acessos aos bairros Mathias Velho e Harmonia pela BR-448 têm bloqueio temporário

Clique para ouvir esta notícia

A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) informa que, ao longo da manhã e início da tarde desta sexta-feira (31), os acessos aos bairros Mathias Velho e Harmonia pela BR-448 estão com bloqueio temporário até as 14. O motivo é a chegada de um comboio de 70 carretas com materiais para a execução de obras.

Os motoristas podem ingressar no Harmonia e no Mathias Velho, acessando ruas como Florianópolis, República, Rio dos Sinos e José Veríssimo. A medida busca promover a segurança do trânsito na região. Agentes da Guarda Municipal (GM) estão no local.

Maio registra chuvas quatro vezes superior a média para o mês

Chuvas centro Canoas
Em 29 dias de maio, Canoas teve o registro de 488,1 milímetros de precipitações

Os expressivos volumes de chuva registrados ao longo de maio, em parte responsáveis pela maior catástrofe climática que atingiu Canoas, foram quatro vezes maiores do que a média histórica para o mês. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima), entre os dias 1º e 29 de maio foram contabilizados 488,1 milímetros de precipitações. Em condições normais, o quinto mês do ano costuma registrar, em média, 112,8 mm. Os prognósticos da meteorologia para os próximos dias não indicam mais risco de chuva até sexta-feira (31).

Segundo o Eclima, o dia mais chuvoso de maio ocorreu em 23 de maio, a quinta-feira em que se atingiu a marca de 109,5 milímetros em 24 horas. As fortes pancadas resultaram em diversos transtornos, especialmente alagamentos e inundações na região do bairro Niterói, no lado Leste.

Em abril, as chuvas também caíram de modo acima do habitual. Igualmente, o acumulado foi muito superior para o mês. Ao longo dos 30 dias foram exatos 360,3 milímetros — mais que o triplo da média histórica de 114,4 milímetros. Na última terça-feira de abril (30), as estações do Eclima registraram 153 milímetros de chuva em 24 horas, o que representa a maior incidência já registrada no município. Esse tipo de medição já ocorre na cidade há cerca de oito anos.

Escritório de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore