Vocês lembram do entregador de Jornais que chegou em Canoas em 1º de janeiro de 1978?
Hoje, segunda-feira (23), ele foi homenageado na abertura da Semana de Canoas, alusiva aos 86 anos de emancipação política do Município. O Entregador de Jornais, recebeu a maior honraria da Aldeia, a Medalha Pinto Bandeira. Criada pelo Decreto nº 159, de 1981, a Medalha Pinto Bandeira é a honraria máxima da cidade de Canoas. A medalha homenageia a figura de Francisco Pinto Bandeira, que iniciou o povoamento do município em 1733.
DEVANEIOS DO ENTREGADOR DE JORNAIS
O Entregador de Jornais | A Lacoste e a insensatez política da Aldeia Canoas
Marco Antônio Leite, o entregador de Jornais, nascido na Barra do Quaraí, então segundo distrito de Uruguaiana, em 1962. Filho de Ione Leite (Gaúcha) e Vilmar Damaceno Diniz Leite (Cearense), seis irmãos.
Veio para Canoas em 1978, no mesmo ano foi trabalhar no jornal O Timoneiro como entregador de jornal e outros afazeres, decidido que um dia iria escrever para o devido jornal, é claro que isso aconteceu.
Naquela época existiam dois cafés ou lancherias, o Café Imperial (ou do Amadeo) e a Lancheria do Seu Baldo. Uma ficava no Calçadão e a outra na Cândido Machado (aliás continuam por ali com outros nomes).
Locais de tradicional encontro de políticos e autoridades, na sexta-feira a pessoa mais aguardada era eu, um garoto de 14 anos que chegava com seu “bornal” cheio de exemplares com notícias quentinhas da semana ou do final dela.
Ainda menino já era amigo de políticos importantes e, que, hoje dão nome de ruas, parques e praças da cidade. Talvez por isso não me sinta diferente ou inferior a eles. Mas no passado era diferente, um professor, um juiz, um delegado, um vereador e um prefeito eram realmente respeitados.
Todos tinham certo respeito por eles.
O entregador de jornais foi crescendo e realizou seu sonho de escrever para o jornal O Timoneiro e para vários outros jornais da cidade e de fora dela, hoje até para revistas paulistas manda seus artigos.
Diferentemente do passado, os políticos de hoje cresceram comigo, alguns são meus amigos desde guri. Prefeitos, como Seu Lagranha (in memorian), Seu Dick (in memorian), Jairo Jorge, Busato e Airton Souza se não foram meus amigos pelo menos são conhecidos e me cumprimentam com respeito e eu também procuro agir assim com eles.
Durante 47 anos em Canoas trabalhou em diversas funções de comunicação, sendo por formação Produtor Gráfico e Jornalista/Diagramador. Dos veículos de comunicação de Canoas passou por quase todos, o Timoneiro, Folha de Canoas, Radar e Diário de Canoas. Na capital do Estado: esteve no comercial gráfico da Zero Hora, no Correio do Povo, Jornal do Comércio e Diário Oficial do Estado do RS. Por longos anos trabalhou na comunicação da Universidade Luterana do Brasil – Ulbra e Centro Educacional La Salle (freelancer). Trabalhou, também, na Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Canoas por sete anos.
Após longos anos com contratado de empresas, fundou um canal de comunicação chamado Notícias da Aldeia Canoas, preocupado em sair da bolha da mesmice, um site atento aos problemas e vitórias de nossa cidade.
Com foco na política, o Notícias da Aldeia, é muito mais que um número, ele quer ser conceito e resultado de uma sociedade melhor. Esse é o grande objetivo, fazer as pessoas pensarem e discutirem soluções.
Se as ações dos políticos estiverem incorretas e no desvio, vamos alertar a população e mostrar quem é quem. O Notícia da Aldeia chegou e ficou, hoje somos interpelados nas ruas, críticas e elogios andam juntos das pessoas que conversamos pela cidade. Somos reconhecidos como o Notícia da Aldeia, um veículo necessário para uma cidade em constante crise, mas também em desenvolvimento.
Gradualmente estamos conseguindo nos libertar da bolha da mesmice, somos nanicos, mas a opinião nos fez chegar onde estamos. Nosso material é esperado diariamente pela manhã, as pessoas acordam e vão procurar o nosso noticioso. Somos os “Top Of Min” do despertar da Aldeia, o acender da opinião. Isso não quer dizer que todos concordem com nossas opiniões e ideias, mas nos transformamos no tema central do debate, principalmente político da cidade.
Canoas está para completar 86 anos, e nós, 47 destes anos trabalhamos na imprensa canoense
. Começamos como entregador de jornais e vivenciamos a transformação da notícia na cidade de Canoas. Ajudamos a fundar jornais, no desenvolvimento de Universidades, estivemos no poder público e na imprensa da Capital, atuando em seus principais meios de comunicação.
Não caímos de paraquedas na Aldeia, o pouso foi tranquilo e firme, com uma boa base e muita pesquisa, falar em notícia sem conhecer a história, é quase uma matéria vazia. Sem conhecer a Aldeia, a notícia não tem alicerce. Somos parte da cidade, um grande corpo, dela queremos cuidar, assim como qualquer cidadão quer.
Queremos estar e fazer acontecer, manter a consciência social aguçada, cobrar com propriedade e, principalmente, mostrar que podemos dar certo como comunidade próspera.
Pronto, torne-se um parceiro do Notícias da Aldeia!
5 Respostas
Parabéns Marco, fiquei muito feliz por tu receber tal honorária.Merecida homenagem.Sucesso sempre.Abc
Que maravilha Amigo Marco Leite.
Parabéns pelo reconhecimento 👏🏼
Avante 🙏🏼
Parabens meu Best Friend da Juventude. Titulo mais que merecido…Apesar de estar morando fora do país há mais de 30 anos, nunca deixei de acompanhar na tua carreira jornalística… ja fizemos boas materias Juntos… kkk Principalmente no Canaval… Um grande abraco do amigo de sempre Veio.
Uma medalha com significado de Vitória, com “V” maiúsculo. Quem conhece Quarai, sabe aonde é a barra do Quarai… Você lutou muitas guerras, com você mesmo e com muitos outros fronts da vida moderna. Sentiu na pele a transformação digital e venceu. Muito merecido, Parabéns do fundo do meu coração.