Três atletas de Hóquei sobre a Grama do Programa Atleta Cidadão do Futuro (ACF)/AABB Canoas foram convocados para o Camping de Treinamento da Seleção Brasileira Sub-21. Camila Durante, Maria Eduarda da Silva Pedro e Mathilda Borges irão representar Canoas no Rio de Janeiro, entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro.
Para Maria Eduarda, 18 anos, a convocação foi muito sonhada e aguardada. “Comecei a jogar com 13 anos de idade e me apaixonei a partir daquele momento mesmo. Minha grande expectativa agora é que eu venha dar tudo de mim como nunca antes, que seja uma experiência de mais conhecimento e amadurecimento no meio do esporte para mim, que essa oportunidade recebida com muito suor seja muito bem aproveitada, carregando o nome do Rio Grande do Sul e de Canoas, além da força e a determinação de uma mulher preta e brasileira, pois, como eu digo, demorou mas chegou”, comemora.
Já Mathilda Borges, 16 anos, ficou sem palavras para expressar o sentimento de alegria pela convocação. “Não sei explicar o que estou sentindo com essa convocação. Estou muito boba e extremamente nervosa. Essa convocação será uma experiência única, uma grande oportunidade. Estou ainda sem acreditar”, comenta.
As três atletas foram medalhistas no Campeonato Brasileiro Sub-18 de 2022, realizado na quadra de hóquei de Canoas. Atualmente, são bolsistas do Programa Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes.
“Com certeza é uma honra poder estar vivendo este momento, fico muito feliz com essa convocação. Isso certamente é resultado dos treinos e do trabalho do hóquei em Canoas, cada dia crescendo mais e abrindo portos. Espero poder representar a AABB e Canoas nesse camping de treinamento”, destaca Camila Durante, 18 anos.
Quadra de Hóquei
A Prefeitura de Canoas inaugurou, em julho de 2021, uma quadra específica para a prática da modalidade olímpica de Hóquei sobre Grama. O esporte é praticado por homens e mulheres. Vence a partida a equipe que marcar mais gols em quatro tempos de 15 minutos.
Atualmente, o Atleta Cidadão do Futuro (ACF) oferece a prática da modalidade nas terças, quintas e sábados para crianças, jovens e adultos. O programa conta com aproximadamente 90 praticantes, que disputam competições em nível estadual, nacional e internacional.
Texto: Marina Staudt – PMC
Edição: Carina Jung – PMC