Auxílio Protetor Canoense é prorrogado por mais dois anos

Clique para ouvir esta notícia

A Câmara Municipal de Canoas aprovou, na sessão desta quinta-feira (27), o Projeto de Lei nº 75/2025, que prorroga até novembro de 2027 o Auxílio Protetor Canoense, política pública criada para apoiar financeiramente protetores independentes de animais no município. O benefício, previsto na Lei nº 6.528/2021, contempla atualmente 75 protetores credenciados, com repasse mensal de R$ 350,00 para custeio de cuidados com animais em situação de rua, comunitários ou vítimas de maus-tratos.

Com a sanção da nova legislação, a vigência do programa será ampliada em dois anos, assegurando a continuidade do auxílio também aos protetores que serão contemplados por um novo edital de chamamento público, previsto para credenciar até 100 pessoas. O objetivo, segundo a justificativa da proposta, é manter o suporte a quem atua no controle populacional e na proteção de cães e gatos em situação de abandono ou vulnerabilidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal.

Defensor histórico da pauta animal na Câmara, o vereador Cris Moraes (PV) destacou o caráter coletivo e duradouro da iniciativa. “Esse é um projeto construído a muitas mãos, que já atravessa dois governos. É uma política pública, não de eleição”, afirmou. Para ele, a prorrogação representa apenas o primeiro passo da reestruturação do programa. “Seguimos dialogando com o Executivo para ampliar os valores do auxílio o mais rápido possível. Este projeto já é uma referência para o Brasil inteiro”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore