O Governo Federal prorrogou, até o dia 12 de julho, o prazo para os municípios enviarem cadastros do Auxílio Reconstrução. Com isso, os canoenses atingidos pelas enchentes podem seguir se inscrevendo, de forma virtual, por meio de sistema disponível no site da Prefeitura, ou na Central de Atendimento do Auxílio Reconstrução, que atende das 8h às 18h, na rua Domingos Martins, 274, no Centro.
A Prefeitura de Canoas já enviou mais de 135 mil cadastros ao Governo Federal. Até o momento, 78.887 pessoas já foram contempladas, sendo o município do Rio Grande do Sul com o maior número de beneficiados pelo programa. A iniciativa garante R$ 5.100 às famílias afetadas pelas enchentes em maio, no Estado.
LEIA MAIS
Procon Canoas e Vigilância Sanitária interditam supermercado por vender alimentos que ficaram submersos na enchente
Um supermercado do bairro Harmonia, no lado Oeste da cidade, foi interditado pelo Procon Canoas em conjunto com a Vigilância Sanitária, pela venda de produtos danificados após ficarem submersos durante a enchente de maio. A ação aconteceu na tarde desta terça-feira (25), em estabelecimento situado na rua José Veríssimo.
No local, os agentes constataram a comercialização de produtos como latas enferrujadas, sem a rotulagem ou mesmo com embalagens danificadas, após a tentativa de limpeza dos produtos por parte do comerciante.
“Muitos consumidores perderam tudo, inclusive colocando alimentos fora. Temos que coibir que este consumidor fique exposto a estes produtos que são nocivos à saúde. Nesta ação, mais da metade dos itens expostos nas prateleiras estavam impróprios, além da cozinha estar apresentando sujeira, sendo um lugar insalubre para a manipulação de alimentos, em especial pães, assados no local”, destacou a diretora do Procon Canoas, Taís Marques.
Os fiscais do Procon lavraram um auto de infração e o estabelecimento foi interditado pela Vigilância Sanitária. Agora, os proprietários precisam comprovar que efetuaram os ajustes necessários para o funcionamento do local.
Denúncias de comercialização de produtos alimentícios da enchente poderão ser realizadas à fiscalização através do WhatsApp (51) 9 9149-0991.
Escritório de Comunicação