O apoio de voluntários com o uso de barcos e outras embarcações de pequeno porte vem fazendo a diferença nas ações de resgate em diferentes regiões da cidade de Canoas. Segundo a Defesa Civil, os meios de transporte possibilitam o acesso as áreas tomadas pelas cheias e onde não é mais possível a aproximação a pé ou com veículos automotores. Além disso, as estruturas também são utilizadas durante à noite, quando os resgates aéreos estavam impossibilitados.
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, fez um apelo para que mais proprietários de embarcações contribuíssem com os resgates de modo voluntário. “Se as pessoas tiverem barcos, nós estamos necessitando muito desses meios. Em grande parte dos locais, com a elevação da água, somente conseguimos ingressar de barco nos bairros. Então, apelamos para que as pessoas realmente cedam barcos para que a gente possa continuar trabalhando o dia. Solidariedade é a palavra certa. E nós, felizmente, diante desta magnitude do desastre em Canoas, de outro lado, nós percebemos que, felizmente, a nossa raça humana continua sendo solidária”, destacou o prefeito durante live em suas redes sociais.
Os proprietários com barcos são orientados a comparecerem até a sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na sede da Segurança Pública de Canoas (Rua Humaitá, 1130, Nossa Senhora das Graças), para melhor organização dos resgates. Já as demais pessoas interessadas em atuar como voluntários, em outras diferentes frentes, podem seguir até a sede da Defesa Civil (Rua Bandeirantes, 450, Nossa Senhora das Graças).
Escritório de Comunicação