Assinatura de contrato ocorreu na manhã desta terça-feira (21)
Foi assinado nesta terça-feira (21) pela Prefeitura e Caixa o contrato para a estruturação do projeto que formatará a Parceria Público Privada (PPP) da Infraestrutura da Educação. Quando for implementada, a PPP terá foco na manutenção, reforma e construção de escolas municipais de educação infantil em Canoas, agilizando o atendimento das necessidades das escolas.
O prefeito Airton Souza destacou, no ato de assinatura, a opção por uma PPP para tratar do tema. “A PPP da Infraestrutura da Educação vai vir para colaborar. É um marco na história da nossa cidade”, comentou o prefeito.
Com a assinatura do contrato, Prefeitura e Caixa passarão agora a trabalhar no diagnóstico da educação infantil em Canoas. A expectativa é de que o projeto esteja formatado dentro de 18 meses, para que, então, seja aberta uma licitação na Bolsa de Valores. O investimento de cerca R$ 6 milhões no projeto será realizado sem recursos do Município, utilizando apenas verbas do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (FEP Caixa).
A secretária adjunta de Parcerias da Secretaria Municipal de Projetos e Captação de Recursos, Larissa Junckes explica que a formatação do projeto da PPP da Infraestrutura da Educação será feita em conjunto pela Prefeitura e a Caixa. “O que reformar, o que construir, onde construir, tudo isso vai estar dentro da PPP. É para as pessoas conseguirem ter um bom ambiente de trabalho, para as crianças terem um bom ambiente de educação.”
De acordo com a secretária municipal de Educação, Beth Colombo, a rede municipal de Educação Infantil canoense conta com 38 escolas ativas e ainda fechada após ser destruída na enchente de 2024. Todas estas escolas, e outras que venham a ser construídas no futuro, vão fazer parte do escopo da PPP. “Nós entramos nesta PPP com grande expectativa”, comenta a secretária. “Ela chega em um momento importante, um momento de reconstrução, em que termos que reequipar a nossa rede.” O superintendente de Redes da Superintendência Vale do Sinos da Caixa, Marcos Tavarelo, destaca que a parceria entre o Município e a Caixa tem se fortalecido cada vez mais. “Temos muito a fazer e a Caixa quer construir junto com a Prefeitura. Canoas é muito importante para nós.”