Canoas é um dos nove municípios que contam com o serviço do Centro Regional de Abrigamento para Mulheres (CRAM), administrado pela Fundação La Salle. Em alusão aos quatro anos de funcionamento, a entidade realizou um encontro para celebrar o aniversário do espaço e homenagear as cidades parceiras.
O chefe de gabinete do prefeito, Celso Pitol, representou a Administração Municipal e recebeu a placa em homenagem a Canoas. “Nós temos muito orgulho de sermos a cidade que conta com a Fundação La Salle e de sermos parceiros em políticas públicas para atender mulheres vítimas de violência”, salientou.
De acordo com a secretária especial da Coordenadoria das Mulheres, Vani Piovesan, o CRAM é um equipamento importante para as políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres. “É fundamental que a mulher em situação de risco iminente de morte possa ser acolhida neste espaço com segurança”, destacou.
Segundo o coordenador-geral da Fundação La Salle, Lucinei Hanauer, o serviço foi implementado com o objetivo de agregar à rede de proteção das mulheres uma ferramenta para acolhê-las. “Muitas buscavam ajuda na rede, pois queriam romper com um ciclo de violência que estavam passando e não tinham um local seguro para replanejar suas vidas. O CRAM vem com essa proposta e já são quatro anos acolhendo mulheres de nove municípios parceiros”.
Além de Canoas, a atividade contou com a participação de prefeitos e representantes dos municípios de Sapiranga, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Nova Santa Rita, Alvorada, Eldorado do Sul, Guaíba e Torres.
Texto: Daniele Brito – PMC
Edição: CarinaJJung – PMC