CANOAS | Mais de 50 técnicos da Corsan atuam para reativar estação de tratamento de água

Clique para ouvir esta notícia

A Corsan mobilizou uma equipe de mais de 50 profissionais para trabalhar na reativação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Branco, em Canoas, que foi totalmente alagada pelas cheias. A estação vai reforçar o abastecimento do lado leste da cidade e abastecer também a parte oeste, à medida que a enchente for baixando.

Nesta quinta-feira, 16, foram instaladas duas bombas para fazer a drenagem da água de dentro dos prédios onde estão as máquinas. Mais oito bombas foram adquiridas pela Companhia e serão instaladas nas próximas horas. Também estão sendo construídas paredes para conter o nível da cheia e evitar que a água atinja novamente a parte elétrica.

Nesta sexta-feira, 17, com auxílio da Base Aérea de Canoas, vão ser colocadas outras duas bombas e dois geradores de energia elétrica na ETA Rio Branco. Os equipamentos, pesando cerca de duas toneladas cada um, serão levados de helicóptero até lá, porque ainda não há acesso por terra ou por barco.

Para que as equipes da Corsan pudessem chegar ao local, foi construída uma passarela flutuante entre a BR-448 e a estação de tratamento. Já foi possível retirar da água seis inversores de frequência, que servem para acionar os sistemas elétricos das bombas. Os equipamentos foram enxugados e limpados, passaram por manutenção e estão recuperados, prontos para serem reinstalados tão logo a casa de bombas esteja seca.

Mergulhadores também participam da força-tarefa, fazendo a vedação das entradas de água da Estação de Bombeamento de Água Tratada (EBAT). Isso vai possibilitar que sejam instaladas bombas para remover o alagamento também dessa área e depois fazer a secagem e manutenção dos aparelhos elétricos, para reativar a estação.

Energia elétrica

Os dois geradores de energia que irão funcionar a partir desta sexta-feira, 17, na ETA Rio Branco vão alimentar um novo ramal de eletricidade montado pela Corsan, com a instalação de um poste às margens da BR-448, que terá ligação direta com a estação de tratamento de água. Essa alternativa vai restabelecer a energia elétrica nas partes do complexo que já estiverem secas, para que os motores sejam ligados e a captação e tratamento de água sejam retomados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore