A primeira etapa da manutenção mecânica e elétrica da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Branco, em Canoas, deverá estar concluída ainda nesta segunda-feira, 20. Técnicos em rapel se juntaram à força-tarefa para atuarem no reparo de infiltrações em equipamentos da casa de bombas, causadas pelas cheias.
Estão sendo feitas instalações de novas redes elétricas, transformadores e geradores de energia, além da colocação de novos motores que ativarão as bombas de captação de água no Arroio das Garças para ser levada à estação de tratamento, localizada nas proximidades. Também estão sendo realizadas a secagem, limpeza e manutenção de aparelhos que estavam submersos.
Os serviços no local não pararam durante todo o final de semana e seguiram 24 horas por dia. No domingo, 19, começaram a ser utilizadas duas escavadeiras hidráulicas anfíbias, que flutuam em águas de rios ou arroios para fazer a dragagem de lodo e outros materiais. Elas vieram do Paraná e pesam cerca de 17 toneladas cada uma. Com o uso dessas máquinas, foram feitos o transporte de equipamentos pesados, a retirada de entulhos e a abertura de caminhos para escoamento da água que atingiu a ETA.
Dez bombas seguem fazendo a remoção do alagamento no complexo da estação, que ainda é atingida por cerca de 1,5 metro de água. O acesso ao local é feito exclusivamente pela BR-448, onde uma ponte flutuante foi construída para ligar a rodovia a um dos prédios da ETA.
Às margens da estrada foi instalada uma estação de energia elétrica, alimentada por cerca de dez geradores, que serão responsáveis por abastecer o local enquanto a rede de eletricidade do bairro não for religada.