A Corsan fará, neste domingo, 19, os primeiros testes de retorno da operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Branco, em Canoas. A previsão é de que a estação comece a tratar e distribuir água para parte da cidade já na próxima semana.
Tão logo seja reativada, a ETA Rio Branco reforçará o abastecimento do lado leste da cidade, que atualmente abriga cerca de 80% da população. À medida que o alagamento do lado oeste baixar, a ETA iniciará o fornecimento de água, gradualmente, também para as áreas secas da região.
Em uma operação coordenada pela Corsan e que envolveu técnicos da Companhia, mergulhadores e militares da Força Aérea Brasileira (FAB), foram colocados, na manhã desta sexta-feira, 17, duas bombas submersíveis e dois geradores de energia elétrica na estação de tratamento de água. O transporte foi feito por um helicóptero da FAB, em quatro viagens entre a Base Aérea de Canoas e o complexo da ETA Rio Branco. Cada um dos equipamentos pesa cerca de duas toneladas.
Os trabalhos no local compreendem ainda a instalação de cabos de energia elétrica, a instalação de tubulação alternativa que ligará a área de captação de água da Corsan no Arroio das Garças até a estação de tratamento e a manutenção predial e elétrica da estação nas partes onde a cheia já baixou.
A maior parte do complexo da estação segue inundada. Ao todo, dez bombas trabalham 24 horas para retirada da água dos prédios e do pátio da Corsan.