O Procon Canoas atendeu 35 consumidores, entre os dias 24 de julho e 11 de agosto, que aderiram ao Programa Renegocia. A iniciativa faz parte do mutirão da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em Canoas foram renegociados 95 contratos, com 60 acordos firmados.
O objetivo do Renegocia é auxiliar os consumidores na negociação de suas dívidas de forma mais acessível, além da prevenção do superendividamento. Em Canoas, o processo foi aberto em nome do consumidor e as empresas tiveram até 10 dias úteis para responder e negociar o débito em questão.
De acordo com a diretora do Procon Canoas, Taís Marques, esse tipo de mutirão é muito importante, de forma a possibilitar ao consumidor adimplir com suas dívidas. “Este mutirão oportunizou que os consumidores pudessem rever seu orçamento, renegociar suas dívidas e, desta forma, se prevenir do superendividamento”, salientou.
Um dos focos principais do Programa é a prevenção ao superendividamento e tem destinação maior para aqueles consumidores que estão em situação de endividamento excessivo. O Procon Canoas tem dentro de suas principais políticas a promoção da educação financeira e a conscientização sobre o consumo de crédito responsável.
Embora o Feirão Renegocia tenha se encerrado, o Procon Canoas promove a renegociação de dívidas junto aos credores, contando ainda com um Núcleo de Apoio ao Superendividados (NAS).
Procon Canoas: (51) 32362051 / 32362052 (WhatsApp)
Núcleo de Apoio ao Superendividado: WhatsApp (51) 32362056
Texto: Daniele Brito – PMC
Edição: Gustavo Gerlach – PMC