Milhares de canoenses já saíram de áreas consideradas de risco e estão em regiões seguras, muitos abrigados nos pontos de acolhimento disponibilizados pela Prefeitura. No momento, os locais que ainda recebem pessoas afetas pelas chuvas são a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na rua Santa Terezinha, 860, no bairro Nossa Senhora das Graças, próximo ao Hospital, e o prédio 11 da Ulbra, no bairro São José.
Os demais pontos disponibilizados pela Prefeitura já estão com lotação máxima. Ainda assim, os locais continuam recebendo doações. Os principais itens necessários são: roupas íntimas, calçados, água, alimentos não-perecíveis, colchões, roupas de cama e itens de higiene pessoal. Voluntários podem se apresentar nos locais para ajudar na preparação de alimentos e limpeza.
Confira os espaços para abrigar a população atingida pelas chuvas:
– AABB – Aberto para abrigo e doações
Rua Santa Terezinha, 860, no bairro Nossa Senhora das Graças
– Ulbra Prédio 11 – Aberto para abrigo e doações
Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José
– Sindicato dos Metalúrgicos – Aberto para doações
Rua Caramuru, 330, Centro
– CSSGAPA – Aberto para doação (especialmente itens de higiene)
Rua Tobias Barreto, bairro Nossa Senhora das Graças
– La Salle São Paulo
Rua Lajeado, 1300, bairro Niterói
Equipes de saúde estão alocadas em todos os locais, prestando atendimentos clínicos e de enfermagem. Também é feita vacinação contra tétano, em virtude de uma eventual exposição às águas contaminadas. Agentes de mobilização realizam a busca de medicamentos nas farmácias básicas para disponibilizar às famílias que precisarem.