Com a gradual redução do nível das águas e o retorno de muitas famílias às casas atingidas pela enchente, um árduo trabalho se inicia com a retirada da lama e sujeira. É também o momento de recomeçar, mapear os danos materiais e as perdas de ordem pessoal, como documentos, registros de bens e imóveis, além de fotos e outras memórias.
Para auxiliar as pessoas desabrigadas ou desalojadas, o Procon de Canoas elaborou a cartilha “Perdi tudo, e agora?”. “É um conteúdo pensado por meio do Núcleo de Apoio ao Superendividado, que desenvolveu a cartilha, com uma linguagem simples e direta, repleta de dicas e orientações para ajudar os consumidores nesse recomeço”, afirma a diretora do Procon Canoas, Taís Marques.
A publicação está dividida em três blocos: cuidados após a enchente, orientações financeiras para recomeçar e links úteis, com QR Code, para cadastros em programas sociais.
A cartilha está disponível na página da Prefeitura de Canoas. Uma versão será impressa e distribuída pelos agentes do Procon nos principais abrigos do município. Está prevista a produção de cartazes para serem fixados nesses pontos de acolhimento.
O material da Prefeitura de Canoas, foi produzido pelo Procon Canoas, e conta com o apoio da Fundação La Salle.
Acesse o material aqui:
Procon Cartilha
Escritório de Comunicação