Centrais do CadÚnico e do Auxílio Reconstrução atendem neste sábado (8)

Clique para ouvir esta notícia

Neste sábado (8), as centrais de atendimento do CadÚnico e do Auxílio Reconstrução estarão funcionando das 8h às 18h, para orientar a população sobre o acesso a benefícios e programas sociais. Os atendimentos serão retomados na segunda-feira (10), a partir das 8h.

Central do Auxílio Reconstrução: Rua Domingos Martins, 274, Centro.

Central do CadÚnico: Rua Siqueira Campos, 38, Centro.

LEIA MAIS

Trabalho das cooperativas de reciclagem avança de forma gradual após enchentes

Cooperativa CMGC, do Harmonia
Na Cooperativa CMGC, no Harmonia, os cooperados fizeram a limpeza do local para retomar as atividades
Foto: SMMA/ Prefeitura de Canoas

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), destaca e apoia o trabalho das cooperativas que atuam na coleta seletiva para a preservação ambiental do município. Elas são responsáveis pela coleta e pela triagem dos resíduos recicláveis e eletroeletrônicos, evitando o encaminhamento desses materiais para aterros sanitários.

Com a retomada gradual após o período das enchentes, cinco cooperativas já estão em funcionamento: Renascer, Cooarlas, Coopersol, Coopcamate/Centro e Coopertec, que realiza a coleta de lixo eletrônico.

Situação das Cooperativas do lado Oeste
A Cooperativa Coopermag, localizada no bairro São Luís, aguarda a definição de novo local para as suas atividades, já que a sede atual não tem mais condições estruturais de atender às demandas de recebimento e triagem dos materiais.

Na Coopcamate/Mathias Velho, as ações foram transferidas para a unidade Bikeco, no Centro. O processo de limpeza já foi iniciado e em breve estarão em funcionamento integral junto com a unidade localizada na região central.

Na cooperativa Mãos Dadas, localizada no bairro Fátima, está sendo feita a limpeza da unidade e das casas dos cooperados. Os dois caminhões da organização foram afetados com a enchente e ficaram mais de 20 dias embaixo da água. Porém, a Mãos Dadas alugou um veículo em caráter de urgência para início da coleta seletiva. A previsão é de que as atividades sejam retomadas na próxima semana.

Já na cooperativa CMGC, no bairro Harmonia, os cooperados têm feito a limpeza do galpão para retomar as atividades de coleta seletiva com a maior brevidade. O caminhão da cooperativa CMGC vem sendo utilizado no recolhimento e transporte de doações.

Campanha Recomeçar para auxílio de recicladores no pós-enchentes

Uma iniciativa do  Movimento ODS RS, que tem apoio da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, visa auxiliar recicladores após o período das enchentes. A Campanha Recomeçar deverá beneficiar diretamente cerca de 200 cooperados na cidade, além dos seus familiares.

A ação também colabora para o retorno completo da coleta seletiva – fundamental para manter a cidade limpa e diminuir os resíduos em vias públicas.

Quem quiser ajudar pode fazer doações pela chave PIX rs@movimentoods.org.br ou escolher um dos itens listados no site https://rs.movimentoods.org.br/.

Mais de 50% das empresas de Canoas são afetadas pelas enchentes

Equipes da Madef trabalham na limpeza e na recuperação da unidade, sediada no bairro São Luís
Foto: Thiago Guimarães

Desde a última semana, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI), realiza um diagnóstico para mapear o impacto das enchentes nas empresas locais. De acordo com relatório parcial, baseado em 581 formulários preenchidos, os prejuízos  são estimados em R$ 277 milhões. Mais da metade  ainda não retomou as operações.

A área Oeste da cidade, junto com o bairro Niterói, onde parte das empresas também foi afetada, compreende  de 28.278 empresas — 56,3% do setor. Entre as 581 respostas, 334 são de microempreendedores individuais, 174 de microempresários, 43 de empresários de pequeno porte, 29 são  médio porte e um de grande porte. Das unidades afetadas, apenas 145 operam normalmente e 131 funcionam de modo parcial. Outras 305 não estão operando.

O formulário online está disponível, neste link.

Empresas atingidas calculam prejuízos

A Madef, localizada no bairro São Luís, emprega 95 pessoas. Desde que as águas baixaram, as equipes atuam na limpeza e na recuperação. Segundo o engenheiro Felipe Funk, a água subiu mais de 2 metros. “Atualmente, 40% dos funcionários da Madef estão trabalhando e outros 60% tiveram suas casas atingidas”, explicou. Funk destaca o trabalho feito pela Prefeitura, que não só reflete a situação econômica, mas o impacto social. “Estamos preocupados com a questão emocional e social dos nossos funcionários”.

O secretário da SMDETI, Melchiades Neto, ressalta a importância de ações coordenadas para a recuperação de Canoas. “É momento de unirmos esforços para a recuperação da cidade. Com base nessas informações, a Prefeitura poderá auxiliar as empresas, através de ações concretas com as esferas estadual e federal e apoio da sociedade civil organizada”, completa.

Escritório de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore