CHUVAS EM CANOAS | Defesa Civil Nacional na cidade, muito trabalho no escoamento das águas e assistência social atuante

Clique para ouvir esta notícia

Os trabalhos de combate aos alagamentos pontuais remanescentes das fortes chuvas registradas no município, ao longo do feriado desta quinta-feira (19), estiveram concentrados nos bairros Mathias Velho e Harmonia. Equipes vêm atuando nas ruas com caminhões de hidrojateamento para combater desobstruções na rede em pontos do sistema de drenagem. Os volumes de chuva de cerca de 80 mm em poucas horas, durante a madrugada de quarta, atingiram cerca de 35% do território de Canoas e deixaram mais de 100 pessoas desabrigadas e 500 desalojadas. A situação levou a Administração Municipal a decretar situação de emergência, conforme classificação da Defesa Civil, e segue os parâmetros da Portaria nº 260/2022 do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Volume de chuva
Entre o início da madrugada e o fim da tarde de quinta-feira (19), segundo a Defesa Civil de Canoas, foram registrados pouco mais de 5 milímetros de chuva no município. O Centro registrou 5,1 mm, seguido do bairro Mathias Velho (4,5), Guajuviras (4,2), Niterói (4,2), Harmonia (2,5), Igara (2) e Mato Grande (1,7). A Defesa Civil está monitorando, desde o início da previsão, a situação em Canoas e combate os problemas com ações estratégicas.

Praia do Paquetá
A Defesa Civil de Canoas segue monitorando a situação da Praia do Paquetá que, tradicionalmente, todo inverno é atingida por alagamentos. As equipes acompanham o cenário e permanecem em contato com os ribeirinhos, inclusive, fornecendo assistência e mantimentos para que sofram o menor impacto possível. Não há registro ainda de famílias desta região que tenham buscado um dos abrigos do Município.

Pessoas assistidas
Conforme a Secretaria Municipal de Assistência Social, no abrigo montado no Ginásio São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, nº 1000), no bairro São Luís, no começo da noite desta quinta-feira (19), haviam 51 pessoas acolhidas e 15 pets. Já no abrigo organizado pela Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão haviam 18 pessoas assistidas, sendo 9 mulheres (duas delas idosas), 6 crianças e 3 adolescentes.

As estruturas emergenciais foram preparadas para oferecer acolhimento seguro e digno à população afetada. O público acolhido recebe alimentação, espaço para higiene, roupas, colchões, atendimento ambulatorial e também acolhimento de animais de estimação.

Três frentes: Assistência Social, Defesa Civil e Bem-estar Animal

distribuíram cestas básicas para atingidos pelas fortes chuvas

Albergue amplia serviço
O Albergue Municipal que está de portas abertas de segunda a segunda-feira amplia seu horário de atendimento e fica à disposição permanentemente de famílias que necessitem de abrigo e apoio. Antes, a estrutura que teve o número de vagas ampliado funcionava com uma horário pré-definido.

Casos de emergência
Conforme a Defesa Civil, casos de emergência relacionados a chuva, ventos, quedas de árvores ou outras intempéries podem ser comunicados nos telefones 190, 193 ou no (51) 98255 0805. A Guarda Municipal (GM) de Canoas também está de prontidão no telefone 153, enquanto que as demandas de sinalização devem ser comunicadas à Diretoria de Trânsito, no número 156.

Educação
As aulas em todas as unidades de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) da rede municipal de ensino serão retomadas nesta segunda-feira (23).

Saúde
O atendimento da UPA Liberty, no bairro Mathias Velho, já foi retomado nesta quinta-feira (19). Em virtude de alagamentos nas ruas da região na quarta-feira, pacientes haviam sido direcionados para UPA Boqueirão e Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG).

SERVIÇO IMPORTANTE

Se você foi afetado pelos alagamentos do dia 18 de junho e precisa justificar a falta no trabalho, você pode solicitar seu comprovante via Whatsapp.

A Defesa Civil de Canoas disponibilizou essa facilidade através do seguinte número:
📲 (51) 98255-0805

Basta enviar seus documentos e aguardar o retorno da equipe.

✅ Documentos necessários:
* Documento de identificação com foto
* Comprovante de endereço

📍 Atendimento presencial também segue disponível:
Rua Bandeirantes, nº 450 – Bairro N. Sra. das Graças, das 9h às 17h.

TRENSURB REABRE ESTAÇÕES

A Trensurb voltou a operar normalmente até o Mercado Público, em Porto Alegre. Isso acontece após a drenagem da água acumulada entre as Estações Farrapos e Mercado, com isso os passageiros do trem poderão se deslocar de Novo Hamburgo até a Capital sem precisar de baldeações para coletivos rodoviários.

 

LEIA MAIS

Defesa Civil Nacional esteve na cidade de Canoas

A Administração Municipal de Canoas recebeu, na tarde desta quinta-feira (19), a visita do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, do secretário da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen, e seu antecessor no cargo, Paulo Pimenta, além do deputado federal Luiz Carlos Busato. Os representantes do Governo Federal e o parlamentar foram recepcionados pelo prefeito Airton Souza e o vice-prefeito Rodrigo Busato, ao lado do Presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Eric Douglas e do secretário municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos.
O grupo reforçou o pedido de celeridade para a liberação de recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) para Canoas por parte do Governo do Estado. O fundo foi criado a partir de acordo com a União após a suspensão do pagamento da dívida do Estado do RS. O prefeito Airton Souza demonstrou preocupação com a necessidade urgente de valores para o andamento de obras nos diques e na recuperação do sistema de drenagem.
“Canoas foi a maior cidade em número de pessoas, empresas e proporção atingida pela enchente do ano passado. E estamos aí lutando para sobreviver e reconstruir. As dificuldades são enormes por causa das questões financeiras. Reconheço aqui todo o esforço do Governo Federal em ajudar através da Defesa Civil que liberou alguns milhões de reais para nossa cidade no ano passado. Eu tenho a certeza que está lá a nossa prestação de contas sendo avaliada, com muita responsabilidade, e dentro dos parâmetros dos padrões legais esse aporte será feito para honrarmos os compromissos que ficaram para trás”, afirma.
O vice-prefeito Rodrigo Busato destacou o temor e os efeitos das chuvas sobre a própria saúde mental da população canoense. “As pessoas não aguentam mais, a cada chuva a saúde mental delas vai, não dormem e elas não querem saber qual o governo, mas sim querem soluções. Nós desde janeiro estamos em tratativas e já superamos a parte técnica. A gente entende que é necessária essa seriedade, mas quando todos os critérios foram superados, então surgirem novos e novos entraves e as pessoas esperando”, disse.
Á frente da pasta federal de Reconstrução do RS instituído durante as enchentes de maio do ano passado, Paulo Pimenta fez duras críticas em relação à aplicação dos recursos depositados no Funrigs. “Esse dinheiro é pra ser usado nas ações emergenciais de reconstrução. Entre R$ 280 e R$300 milhões por mês, eu quero que os senhores, depois, na hora que tiveram tempinho, entrem no site do Funrigs e olhem a execução e no que está sendo gasto esse dinheiro. Ali tem tudo que é tipo de projeto que vocês imaginarem, só o que não tem ali é obra de reconstrução”, disparou.
O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, entende que a burocracia não pode prejudicar o andamento de planos de reconstrução. “A burocracia existe na coisa pública e tem que existir mesmo, mas ela não pode atrapalhar a vida das pessoas. Em junho do ano passado, os planos dos municípios começaram a chegar em Brasília. De junho a dezembro do ano passado, nós analisamos muito mais de 4 mil planos e aprovamos 1.600 planos. Somente a Defesa Nacional aportou 3,7 bilhões para o Rio Grande do Sul. O que eu quero dizer é o seguinte, o mais difícil da coisa pública é ter recurso disponível e aqui está disponibilizado, então significa que é difícil a gente entender e colocar isso na conta da burocracia. Até parece que falta vontade política de apoiar os prefeitos e resolver o problema dessas populações”, disse Wolff.
Ao término da reunião, os representantes do Governo Federal ao lado do prefeito Airton concederam entrevista coletiva e, em seguida, visitaram a Casa de Bombas 6 e conferiram os trabalhos de reconstrução do dique no bairro Mathias Velho, já iniciados com recursos dos cofres públicos do Município.

Fonte: SECOM | Prefeitura Municipal de Canoas

 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Perigo da “desabitação” por enchentes e alagamentos

2 Respostas

  1. O Secretário Márcio Freitas, da Assistência Social agiu de forma imediata. Sua equipe está mobilizada para receber e acolher, da melhor forma, todos os desalojados pelas chuvas.
    Atendimento com a garantia das necessidades básicas oferecidas, além do cuidado emocional, através das Assistentes Sociais.
    Parabéns, Secretário!
    Parabéns a todos envolvidos!

  2. Sou do Bairro Mathias Velho,em Canoas,RS,passei pela enchente,em 2024,eu e meus filhos ficamos em um abrigo,por 2 meses e de lá, saímos para uma moradia,paga pelo aluguel social. Aguardamos soluções, já que a situação segue crítica,a cada chuva,o psicológico e o emocional das pessoas, resistentes em áreas consideradas de risco, são afetados e nada está sendo feito.Pedimos maior interesse,por parte das autoridades. Gratidão,Deus.🙌🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore