Em mais uma noite de Orçamento Participativo em Canoas, a comunidade da Vila Santo Operário compareceu em peso e elegeu a reforma das instalações elétricas da EMEI Carmen Ferreira como prioridade. A plenária presencial, realizada na noite da terça-feira (24), teve 173 participantes, maior número registrado até o momento. Ao todo, foram 886 votos, contando com os oriundos da mobilização nas escolas e unidades de saúde.
O presidente da Associação de Moradores do Santo Operário, José Mauro dos Santos, destacou a importância do OP para a comunidade. “É uma grande satisfação para nós recebermos mais uma edição do Orçamento Participativo. Esse programa já trouxe grandes benefícios para o Santo Operário e mais uma vez vai nos garantir melhorias importantes. Por isso, é muito importante essa mobilização e participação dos moradores”, ressaltou.
Ao apresentar um balanço de ações da gestão para o público, o prefeito Jairo Jorge agradeceu a participação da comunidade. “Fico muito feliz e emocionado em ver a grande presença de moradores aqui do Santo Operário. É fundamental que a região se mobilize para comparecer nas nossas ferramentas de participação e ajude a construir uma cidade melhor. Essa comunidade sabe que nós já trouxemos grandes melhorias para cá e vamos seguir trabalhando para mais”, afirmou.
As demais obras que estavam em votação – a construção da calçada e quadra de esportes da Praça Max Oderich e a construção de uma Praça Brincante para crianças de 0 a 3 anos – também serão realizadas. Foram eleitos, até o momento, 15 delegados, que ficarão responsáveis por acompanhar e fiscalizar o andamento das obras, além de representar a microrregião no Congresso da Cidade, que ocorrerá em 2024.
Orçamento Participativo
Ao todo, o OP conta com investimento superior a R$ 50 milhões. São 46 obras previstas, cuja realização se dará conforme prioridade definida pelos munícipes.
A próxima plenária acontece na terça-feira (31), na EMEF Rio Grande do Sul, na rua Wenceslau Brás, 35, no bairro Mato Grande.
Confira aqui o cronograma das próximas plenárias:
31/10 – EMEF Rio Grande do Sul, rua Wenceslau Brás, 35, bairro Mato Grande;
7/11 – EMEF Jacob Longoni, rua Porto Seguro, 197, bairro Nossa Senhora das Graças;
14/11 – Clube Recreativo Esportivo Brasil, avenida J. Renner, 1275, bairro Estância Velha;
21/11 – Salão da Paróquia São Pio X, avenida Rio Grande do Sul, 414, bairros Mathias Velho e São Luís;
28/11 – EMEF Governador Leonel Brizola, rua Ramiro Barcelos, 1450, bairro Igara;
5/12 – Complexo Martin Luther King, rua Romeu Morsch, 844, bairros Harmonia e Vila Cerne;
12/12 – Auditório Bordo LaSalle, avenida Victor Barreto, 2288, Centro
19/12 – EMEF Thiago Würth, avenida Rio Grande do Sul, 4240, bairro Mathias Velho
Texto: Gabriel Amaral
Edição: Carina Jung