Hoje oficialmente começa a campanha eleitoral, claro que a realidade é outra, uma corrida pelo poder no Paço Municipal teve sua luta travada já no primeiro dia que Jairo Jorge assumiu à Prefeitura de Canoas em 2021. Foram tramas, traições, entra e sai, pandemia, micro explosão, um entra e sai na rodoviária que foi esse executivo. Não podemos deixar de falar da Copa Livre e dos três afastamentos do mandatário que dominaram o cenário dos últimos três anos e meio, é um fato, ao Prefeito cabe a sua defesa, como ele mesmo fala, “a justiça começa com a presunção da inocência de qualquer acusado”.
Mas não estamos falando de justiça, né?
Estamos falando de política, e o principal assunto desta eleição é um julgamento também, a população, incrédula, ainda não acredita no que aconteceu nos últimos anos em Canoas, paramos no tempo e fomos tomados de assalto por uma enchente sem precedentes, um lado inteiro da cidade foi destruído pelas águas, isso tem um preço eleitoral. A Aldeia passou a não acreditar mais nos políticos. O que já era frágil se quebrou totalmente, a confiança.
Ontem, coloquei uma charadinha nas redes sociais, é minha forma de aguçar a curiosidade e levantar um debate sobre certos assuntos polêmicos. Uma leitora, daquelas incrédulas em tudo e todos, me criticou, falou que não sou sério e que brinco com assuntos importantes e de relevância. Sua crítica, já mostra que o assunto importou e causou debate.
A chara era essa:
“Coisas da CPI na Távola Redonda, sai o sobrinho e entra o bom cabelo, os jogos vorazes estão sendo travados com todas as armas possíveis”.
Vou explicar:
A charada é sobre uma substituição na Câmara de Vereadores de Canoas, para derrubar mais uma das tantas CPIs que tivemos contra os mandatários que entraram no Legislativo nos últimos três anos. Saiu o sobrinho do Prefeito, Jefersson Otto e, que não poderia votar por parentesco, entrou o suplente Carlos Lanes (Cabeludo) em seu lugar para poder ajudar a derrubar a Comissão Processante de Investigação. Ela foi realmente derrubada, por 12 votos contra seu prosseguimento.
Mais um show de perda de tempo e de gastos públicos que não dá em nada.
Os senhores vereadores que fiquem atentos, a verdadeira CPI será em outubro e os “edis” também terão seu “julgamento nas urnas”. Comentasse que a renovação será grande, esperaremos para ver.
Pronto cara leitora, a charada foi decifrada, agora não tem mais curiosidade aguçada e o debate pereceu.
PLANOS
Colocamos aqui em nosso site os Planos de Governo dos candidatos. Neste início oficial da campanha eleitoral dos candidatos à Prefeitura Municipal, achamos importante que o eleitor leia as promessas e compromissos dos postulantes ao cargo de Prefeito de Canoas, com esses documentos nas mãos poderemos cobrar o que foi prometido durante o pleito e assim fazer cumprir o que foi registrado no Tribunal Eleitoral;
Os candidatos são esses: Airton Souza (PL), Beth Colombo (Republicanos), Jairo Jorge (PSD), Odirlei Campiol (Novo), Rodrigo Cebola (PSol) e Márcio Freitas (PRD) vejam quais são seus planos para governar Canoas.
PLANOS DE GOVERNO
Airton Souza (PL)
Beth Colombo (Republicanos)
Jairo Jorge (PSD)
Odirlei Campiol (Novo)
Rodrigo Cebola (PSol)
Márcio Freitas (PRD)
3 Respostas
Tem candidaturas que merecem um troféu. Talvez até um Oscar (de melhor figurante), pois são escandalosamente candidaturas laranjas do Jairo Jorge, e nem fazem questão de disfarçar.
Quanto ao arquivamento da CPI, agradeçam à base alug…, digo, aliada do atual prefeito, que manobraram desde o início e terminou em uma imensa pizza de fazer inveja às boas pizzas da Kabana ou do Italianíssimo. Anotem os nomes de todos os edis que votaram a favor dessa vergonheira e nunca mais votem neles (caso tenham pelo menos um pingo de vergonha na cara).
Agora, em quem votar? Essa é a pergunta mais difícil. Sobram um ou dois nomes mais ou menos livres disso tudo. Claro, chapa 100% pura não há.
Que comecem os jogos.
Infelizmente nenhum outro candidato pós Jairo Jorge tem plano de enchentes na cidade, tipo altura dos diques e aumento nas casas de bombas.