Com os esforços redobrados das equipes e a recuperação parcial de algumas estruturas operacionais desde o final da semana, a região Nordeste registra nova redução de imóveis desabastecidos no começo da tarde desta terça-feira (7). Atualização das 16h do Centro de Operações Integradas (COI) da Corsan aponta que mais 43 mil imóveis tiveram o fornecimento de água restabelecido na região. Isso se deve, principalmente, à retomada parcial do abastecimento em Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Estrela, Lajeado e Montenegro. Atualmente, são 86 mil imóveis do Vale do Taquari e Serra sem água – eram 129 mil na manhã – em 19 cidades.
No total do Estado, são 606 mil imóveis desabastecidos, em 37 municípios. A Companhia mantém seus esforços na tentativa de atenuar as consequências do desastre climático às estruturas de abastecimento. Ao todo, 112 caminhões-pipa estão empregados para mitigar impactos nas localidades mais atingidas. A prioridade é para hospitais, postos de saúde e também abrigos para onde pessoas resgatadas estão sendo levadas em diversas cidades.
Nos municípios da região Metropolitana, ainda mais impactados pelas consequências das cheias com alagamentos nas estações de tratamento, são 455 mil imóveis desabastecidos. Cachoeirinha e Gravataí têm 40% e 65% da população abastecida, respectivamente. Em Alvorada, Canoas, Esteio, e Sapucaia do Sul a falta de água ainda é de 100% devido aos prejuízos nas estruturas. Com o mesmo cenário, Viamão tem 97% dos imóveis sem água. A empresa segue, em Canoas e Cachoeirinha, trabalhando com as ações emergenciais para que os sistemas possam ser retomados o mais breve possível.
Na região Central, Santa Maria retomou 80% do abastecimento durante esta manhã. Conforme último levantamento, são 48 mil imóveis impactados em outros 8 municípios. Já no Sinos, o desabastecimento ainda impacta 15 mil imóveis em 3 cidades.
Até o momento, a Corsan opera com 98 geradores para suprir a falta de energia elétrica nos sistemas operacionais em cidades onde foi possível entregar os equipamentos. Neste momento, eles sustentam o funcionamento dos sistemas de abastecimento de água para cerca de 94 mil famílias.
4 Respostas
Incompetência da corsan e muito grande pois vendo que ia chover mais de 10 dias era parater um plano de emergência, mais como sempre acho não precisa e deixou cachoerinha sem água não sei onde está 60%
A Incompetência de Canoas arrasou com nossas vidas,as pessoas deveriam ter sido remanejadas para abrigos antes,o hospital Hps deveria ter sido evacuado,bombas estragadas se nao é povo se unir porque seu Jairo Jorge bem quietinho dentro casa,nao vai se reeleger nem pra sindico em nome de Jesus.
Empresa, prefeituras e o Estado são despreparados e incompetentes. Não tem um plano de emergência ou uma segunda alternativa. A população só serve mesmo é pra pagar imposto.
E ano de eleições que o povo vote com extrema consciência, más temos homens com brio para governar nossas cidades e cuidar do nosso povo? Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra.