ATUALIZAÇÃO – 10h30
O boletim emitido na manhã desta quinta-feira (9) pelo Centro de Operações Integradas mostra que mais 71 mil imóveis das regiões atingidas pelas cheias tiveram o fornecimento de água restabelecido nas últimas 24 horas. Somente na região Metropolitana foram 69 mil e o principal motivo é o retorno parcial do abastecimento em Cachoeirinha, no começo da noite de quarta.
Neste último levantamento, são 452 mil imóveis desabastecidos, em 37 municípios, sendo que no final da tarde desta quarta eram 523 mil em 39 cidades. A redução no número de famílias sem água tratada acontece pela mobilização de força-tarefa e execução de uma série de medidas – emergenciais e logísticas – que a empresa vem tomando desde o início do evento climático.
Emergenciais:
• Utilização de geradores
• Mobilização de carros-pipa para atender abrigos e hospitais
• Conserto e reconstrução de Adutoras
• Equipe de mergulhadores para desobstrução e reparos nas captações
• Perfuração de poços nas regiões mais afetadas
• Instalação de reservatórios móveis disponibilizando água tratada para a população
• Instalação de estações flutuantes de captação
• Mobilização de estação de tratamento móvel
* Logística
• Destinação de 3 helicópteros e 1 aeronave para transportar equipamentos, técnicos e suprimentos necessários à retomada da operação à cidades isoladas pelas cheias;
Confira as condições de abastecimento nas regiões mais afetadas:
METROPOLITANA:
São 339 mil imóveis sem água, com desabastecimento total ou parcial em 7 municípios (Alvorada, Canoas, Cachoeirinha, Esteio, Gravataí, Sapucaia do Sul e Viamão). No último domingo, dia 5, quando a região alcançou o pico do alerta crítico de desabastecimento, 599 mil famílias ficaram desabastecidas em 9 municípios.
Com a retomada da captação do Rio Gravataí até a Estação de Tratamento do município, o abastecimento está sendo gradual para 50% da população. Com isso está sendo possível abastecer 34 mil economias de Cachoeirinha e 25 mil economias de Gravataí. A previsão é que até o final desta semana o abastecimento esteja plenamente restabelecido em ambos os municípios.
Em Canoas, o abastecimento também está sendo retomado gradualmente e 70% dos moradores já estão abastecidos. Para ampliar o fornecimento, seis poços artesianos estão sendo perfurados no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), no bairro Marechal Rondon, e quatro no Centro Olímpico Municipal, no Igara. Desta forma, será possível ampliar a captação e tratamento de água e aumentar a distribuição para os moradores da cidade.
Equipes seguem trabalhando em ação emergencial na estação de captação de Alvorada com obras de contenção do alagamento e drenagem do poço para recuperação da estrutura e retomada dos sistemas da Estação de Tratamento que atende Alvorada e Viamão, municípios que estão com 100% e 97% do abastecimento interrompido, respectivamente.
Para acelerar a retomada do abastecimento em Esteio e Sapucaia, a Companhia trouxe três estações móveis de tratamento de outros estados e inicia a instalação nas próximas horas.
NORDESTE (Região de Bento Gonçalves)
Nesta manhã são 34 mil imóveis sem água, com desabastecimento parcial em 17 cidades. Em Taquari, como o nível do rio Taquari segue elevado e a área das bombas de captação sem acesso terrestre, como medida alternativa a Corsan utiliza uma balsa para comportar um gerador que mantém o sistema de captação em funcionamento. O abastecimento para a população está sendo de forma gradativa. Para atender as localidades mais prejudicadas, a Companhia mantém 37 caminhões-pipa e 17 reservatórios implantados em pontos estratégicos dos municípios.
CENTRAL (Região de Santa Maria)
Atualmente são 58 mil imóveis com desabastecimento total ou parcial em 8 cidades da região. Em Agudo e Silveira Martins o sistema de abastecimento está mantido por gerador. Também estão afetados parcialmente Arroio do Tigre, Cachoeira do Sul, Lagoa Bonita do Sul, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Sobradinho. São 20 caminhões-pipa e 3 reservatórios comunitários atendendo as localidades mais atingidas.
VALE DOS SINOS
Em Taquara, o alagamento da bomba de captação de água no Arroio dos Ratos, compromete o abastecimento para 50% da população. Com dificuldades de acesso às estruturas, equipes estudam medidas alternativas para restabelecer o fornecimento de água. Caminhão-pipa atende hospitais e abrigos.
Na região são 20 mil imóveis desabastecidos – total ou parcialmente – em 4 cidades. Além de Taquara, General Câmara, Nova Santa Rita e Triunfo seguem com abastecimento comprometido.