CRIME AMBIENTAL EM CANOAS | Secretaria de Meio Ambiente entrega “termo de constatação” para comerciante do Centro

Clique para ouvir esta notícia

A Prefeitura Municipal de Canoas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, entregou um “termo de constatação” à comerciante Delma Morais Gobbi como suspeita de mandante dos cortes das árvores na zona central da cidade, na rua 15 de Janeiro, na altura da Tiradentes. O ato ocorreu em pleno feriado de 7 de Setembro, onde alguns homens em uma caminhonete ceifaram as árvores que ofereciam beleza e sombra aos moradores e frequentadores do centro. A pessoa, que cortou, foi autuada na delegacia e indicou o suposto mandante do ato que ceifou a vida de três quaresmeiras (espécie nativa brasileira) e uma extremosa (originária da China).

O QUE DIZ O TERMO DE CONSTATAÇÃO

“Constatada a responsabilidade a pessoa acima (Delma Gobbi) qualificada na supressão de 04 (quatro) indivíduos arbóreos localizados no local da ocorrência no dia 07/set/2024.

OBS.: as espécies dos indivíduos arbóreos serão identificadas posteriormente, assim como seus respectivos diâmetros”.

(documento lavrado pelo meio ambiente)

Os próximos passos serão concluir as responsabilidades pelo ato, que configura um crime ambiental, e, por fim, aplicar as agruras da lei vigente em Canoas.

O espaço do site Notícias da Aldeia Canoas, fica aberto para qualquer esclarecimento que possam ser feitos pelas partes envolvidas.

RELEMBRANDO O CASO

DENÚNCIA | Cortes irregulares de árvores no Centro, Prefeitura diz que vai investigar os responsáveis e vereador pede providências

 

 

 

 

 

 

44 Respostas

  1. Tem que fazer pagar multa e tem que plantar muiiitas mudas de árvores pela cidade,e o mais importante tem que cuidar e proteger todas para que cresçam

  2. Poisé isso é um absurdo, com as todas as árvores que acabaram lá em torno do capão não tem problema nenhum!!!

  3. Isso é a consequência da praga diabólica do “negacionismo” ambiental. Cometeu o crime provavelmente para aumentar a visibilidade do estabelecimento.
    Isso é useiro e vezeiro em muitíssimas cidades.
    A prefeitura tem de obrigá-la a replantar e em triplo pois a cada árvore suprimida deve ser recolocadas TRÊS.

  4. Não é porque Jairo Jorge agiu erroneamente que todos os cidadãos canoenses tem que errar também. É por pensamentos assim que a maioria das coisas NÃO DÃO CERTO.

  5. Passei essa semana na 15 de janeiro e me surpreendi, com o que vi. Tem ser responsabilizado, que fez. E replantar imediatamente as mesmas ou outras espécies.

  6. Como que no ninguém vê? Transeuntes, polícia, moradores dos prédios ao entorno? Deveriam solicitar que parassem e informar que estavam chamando à polícia! Gobbi, que vergonha!!!!

  7. Se vê como dona da Avenida. Precisa haver uma resposta contundente do Poder Público, à altura da agressão ao ambiente.

  8. Isso é crime contra nossa cidade !nosso oxigênio! me nego acreditar que tem pessoas q n gostam de árvores !tem que ser punida por isso!n entro mais nessa loja!

  9. O dia que desse um temporal e uma destas árvores caísse na cabeça de alguém e matasse iriam reclamar.
    A prefeitura deixa matar um pra depois fazer a poda
    Essas árvores estavam passando a rede elétrica.
    Vão esperar acontecer uma desgraça pra fazer a sua parte.

    1. Estás enganada, as árvores e baixas e não chegavam a rede elétrica, foram arrancadas porque impediam a visão das fachadas da loja. Não representavam perigo algum, procure nas redes pelos nomes das mesmas e verás que eram árvores que produziam flores e não aqueles ligustros enormes que estão espalhados pela cidade

    2. Em pleno século do negacionismo ambiental ler uma resposta dessas é de uma falta de conhecimento que chega a doer, para não dizer ignorância total! Nem a enchente te fez ver a natureza de outra forma? Isso foi um crime! Era só podar os galhos!!!

    3. É impressionante à estupidez de uma pessoa que manda fazer isso! À ignorância não é uma virtude…

  10. Realmente é preciso uma punição exemplar, que não tome atitudes e decisões sobre o bem e patrimonio público, será que estamos em terras sem lei, ou as leis não são feitas para serem cumpridas, infelizmente pessoas só fazem o que deixam fazer, não acham que esta na hora de uma virada total nesta nossa Canoas.
    “Gente fora do Quadrante tem que ser enquadrada “.No caso específico reposição das árvores por conta do destruidor e obrigatoriedade, exigindo outras árvores em espaços que estiverem necessitando a critérios do meio ambiente .

  11. Eu me admiro que sempre tem um monte de gente no calcadao e brigada e não fizeram nada, absurdo, se até cortar árvore tem que tirar autizacao, onde está pegando nós fios.🥲

  12. O MARICÁ É A ARVORE QUE MAIS TRANSFORMA O GÁS CARBÔNICO EM OXIGÊNIO NA CIDADE, AI PERGUNTO
    QUEM AUTORIZOU O CORTE DE MILHARES DE MARICÁS ALI AO LADO DO
    ATACADÃO JUNTO A TABAI, PARA DESPEJOS DOS LIXOS DA ENCHENTES.

    1. Absurdo quando envolve dinheiro, nada mais é proibido 😓 se ela tivesse molhado a mão da prefeitura, eles próprios liberariam autorização de corte, sou contra oque ela fez e muito mais contra as autoridades que só pensam em multas,e não em meio ambiente. Garanto que essas construtoras não devolvem ao meio ambiente oque cortam e acabam com o habitat dos animais por causa dessas porcarias de condomínios em todos os cantos da cidade!!! Lixo de país

      1. Concordo. Nesse país o quem manda e o dinheiro. Aqui destroem a natureza o tempo todo. Parece que ela atrapalha os lucros. Basta ver as grandes queimadas. O ser humano não se dá conta que destruir a natureza e o mesmo que se autodestruir.

  13. A prefeitura faça a sua parte, pois as árvores não estavam prejudicando ninguém, pelo contrário, “humanizavam” aquele espaço de concreto.

  14. Cadeia pra esses criminosos. São da mesma linhagem desses que estão destruindo e colocando fogo na Amazônia e em nossas florestas e nossa fauna, causando toda essa poluição ambiental que todos estão vendo. Multa e cadeia. Tem que mexer também no bolso deles .

  15. Prefeitura teria que autuar tambm essas pessoas que jogão lixo nas ruas depois quando alaga as ruas a culpa é da prefeitura não estou aqui defendendo prefeito nenhum mais o lixo foi o principal responsável pelo demora em baixar as águas na enchente

  16. O Planeta Terra esta saturado de malucos ignorantes irresponsaveis. Uma sindica sinica destruiu um belo Jardim para forrar de Cascalho,como se Cascalho fornecesse Oxigenio. Quando morrem por falta de AR culpam Deus pelas mazelas sofridas. CASTIGO CHEGA RAPIDO . MESMO ASSIM NAO APRENDEM.

  17. Isso é o resultado do que aconteceu em maio de 2024 com enchentes, até quando temos que conviver com esse absurdo, o homem está acabando com o planeta Terra! Que tristeza!

  18. Interessante e muito estranho que em plena luz do dia e com tantas câmeras ninguém agiu a tempo? Nenhuma denúncia?? Nenhuma ação imediata dos agentes e das autoridades?? Ação invisível??

  19. Pois é pessoal, aqui em Porto Alegre o grupo zaffari derrubou dezena de árvores na Wenceslau Escobar para seu novo empreendimento ficar bem visível e a obra não foi embargada. Teve anuência dos órgãos competentes, mas se sou eu querendo derrubar árvore, duvido que teria permissão. A propósito, acho tão feia a cidade de Canoas justamente por ser uma cidade com pouquíssimas arvores e area verde, com essa br 116 cruzando a cidade, em 62 anos de vida em Porto Alegre nunca tive interesse em passear na Canoas e nunca fui mesmo. Já em canela, gramado, nova Petrópolis, Ivoti, 2 irmãos e outras cidades bem mais acolhedoras visitei inúmeras vezes e Canoas só cruzei naquela imundice de br 116. Se eu fosse a prefeitura de Canoas eu enchia de árvores a 116 do limite com Porto Alegre até esteio, metia telhado verde em tudo que dava, claro que contrataria biólogos para fazer um trabalho ao estilo Roberto burle Marx. Mas Canoas tá na zona de conforto com seu issqn das empresas de grande porte instaladas em sua Cidade, até que um dia elas começarem a ir embora….

  20. Atitude deplorável, mas em contrapartida a prefeitura tbm tem que manter em dia a poda…Canoas está sendo desmatada sem dó nem piedade para construção de novos empreendimentos, em troca plantam uns palitos em forma de árvore que não chega a vingar. Na descida do viaduto do parque Eduardo Gomes, fizeram uma placa com vários homenageados que ali plantaram mudas, nunca vi nenhum deles ali cuidando, resultado, poucas sobreviveram.

  21. Cheio de defensores de árvores velhas mas nenhum desses mimizentos devem ter uma arvore em casa, pátio todo revestido de cerâmica l….

  22. O Zaffari esta comprando uma grande area na br116 de Canoas. Torcendo para ter uma zona verde e um otimo paisagismo.

  23. Corte de arbóreo em via pública e crime previsto no ART.49 da lei de crimes ambientais devendo ser enquadrados ” todos” os envolvidos . Lembrando que na questão ambiental cabe punição nas três esferas Penal ,Administrativa e Cível. Tudo isso independente da reparação do dano.

  24. Olha não sou contra e nem a favor mas que a prefeitura mais especificamente secretaria do meio ambiente ela não faz as podas e os rebaixamento necessário.
    pois tenho uma árvore de mais ou menos 5 metro que está podre correndo o risco de queda e até agora eles não fazem nada este protocolo está já faz mais de 5 anos e até agora nada.
    Se a árvore me causa algum risco de saúde para mim ou qualquer outra pessoa eu cortaria sim.
    Nós visinho não cortamos pois ela é muito alta e tem que tomar devidos cuidado para não machucar ninguém
    Ela é uma arvorar velha não traz benefícios algum.
    O único propósito é de cair algum galho a machucar alguém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore