Depois dos Alagamentos na Aldeia e às Crônicas de Vesper

Clique para ouvir esta notícia

O filme Crônicas de Vesper, lançado em outubro de 2022 nos cinemas, quase não foi visto por ninguém. Ele chegou aos cinemas e sumiu sem deixar rastros, que pena, uma das ótimas obras de ficção científica que vai passar em branco para muitos. O filme, com poucos recursos, não ganhou a mídia e, apesar de ótimo, será um fracasso de bilheteria. Se posso dar uma recomendação, para quem gosta do estilo, vale a pena assistir. Deem uma procurada, não vão se arrepender.

A obra fala de uma Aldeia de futuro sombrio, o sistema teve um colapso, as pessoas vivem em duas classes. Os privilegiados residem em cidadelas acima do solo poluído, acumulando recursos e mantendo humanos artificiais como escravos.

Os menos afortunados, como Vesper, vivem na pobreza e lutam todos os dias para sobreviver na superfície menos assistida da grande Aldeia. Porém, Vesper toma uma decisão e decide mudar sua vida e a de outros para melhor.

O que falta em nossa Aldeia são muitos Vespers, aqui temos gente que sabe que a saúde, a segurança, o transporte, a educação, entre tantos outros problemas, está um caos, mas nada faz para melhorar. A crítica construtiva, o mostrar o problema com o intuito de solucionar e seguir em frente para auxiliar outro não existe. O tom é outro, a ideia é que piore tudo.

Para a classe privilegiada, que Vesper não faz parte, o problema é o poder, a casta menos favorecida que sofra.  Já, Vesper quer mudar o mundo e sonha com igualdade de condições, não pensa em interesses próprios, mas isso é pura ficção. Ontem, quem foi realmente prejudicado com a chuva não teve tempo de reclamar, foi a luta para tirar a água de dentro de suas residências, ou como Vesper, que foi ajudar um vizinho que necessitava de ajuda.

É natural que o filme não tenha feito sucesso, ele tem coisas inventadas, como pacientes com plano de saúde e convênios reclamando da saúde pública, vi essa briga na bolha, não foi ficção.

Enfim, ontem morreram cinco pessoas em nosso Estado e hoje mais 16, foram chuvas intensas, mas muito intensas, choveu de domingo até hoje sem parar. Cidades, como o Vale do Taquari, São Sebastião do Caí e Passo Fundo, por exemplo, sofreram demais. Não existe drenagem ou escoamento que aguente tamanha intensidade de água.

Nossa Aldeia também ficou com vários pontos de alagamentos, infelizmente muitas pessoas foram prejudicadas, é preciso ainda mais prevenção e ações que resolvam o problema. Nos bairros Olaria, Guajuviras, Mathias Velho, Niterói e outros, a população sofreu muito com alagamentos, foram dois dias bem difíceis. Realmente, mais uma vez, foram horas de muita luta para os menos favorecidos.

Dentro de todos os problemas, vimos vereadores interessados em ajudar, de baixo de chuva eles estavam lá com a população, parabéns aos edis que arregaçaram as mangas e foram à luta junto da população que confiou neles como representantes. A Prefeitura colocou sua equipe nas ruas, foram trabalhos intensos e passou a semana alertando para o problema anunciado.

A terra arrasada não aconteceu, continua chovendo muito, teremos problemas com enchentes, pois o volume das chuvas deve transbordar o rio dos Sinos e, mais uma vez, a população ribeirinha irá sofrer com isso. Cabe ao poder público ficar atento, auxiliar os desabrigados e socorrer quem precisa para abrigos. Que, aliás, já estão prontos, pois a Operação Inverno continua montada, é só usar a estrutura para abrigar os que vierem a ficar desabrigados.

Por fim, recomendo o filme, é ficção, mas tem muito de verdades contida no enredo.

Por mais Crônicas de Vesper, mesmo que ninguém queira ver.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore