Nesta terça-feira, 23/07, o Salão Nobre da CICS Canoas foi palco de uma importante Reunião Almoço que contou com a presença do Senador Luis Carlos Heinze e do Deputado Federal Luiz Carlos Busato, além de empresários, membros da diretoria ampliada da CICS Canoas e vereadores e demais autoridades da cidade. O evento teve como tema central a proteção contra as cheias, uma preocupação constante para a região metropolitana.
A Presidente da CICS Canoas, Shirley Dilecta Panizzi Fernandes, iniciou a reunião com uma pauta administrativa. Na sequência, Roberto Machemer, Presidente da Simecan, deu continuidade ao evento.
Discussões sobre a prevenção às enchentes
O Deputado Federal Luiz Carlos Busato (União Brasil) e o Senador Luis Carlos Heinze (PP) estão mobilizados pela retomada de cinco projetos para contenção de enchentes, desenvolvidos entre 2012 e 2015 pelo Governo do Estado e com investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os parlamentares enfatizaram que essas medidas são essenciais para evitar que o excesso de água cause inundações nos municípios da região metropolitana. Dos cinco projetos, dois já possuem projetos básicos de engenharia concluídos e licenças-prévias emitidas pela Fepam.
Conforme Busato, Canoas será beneficiada com a execução dessas obras direta e indiretamente. “Em 2012, como secretário de Obras do Estado, lançamos o Plano Metropolitano de Proteção Contra Cheias, um investimento federal voltado para estudos e projetos nas Bacias Hidrográficas do Rio Gravataí, Rio Caí e Rio dos Sinos, além do Arroio Feijó e do Delta do Jacuí. Com os projetos já prontos ou em fase final de aprovação, buscamos agora recursos federais para sua execução. Um dos projetos prevê a construção de um dique de proteção contra cheias na região do bairro São Luiz, em Canoas, que atualmente está desprotegida. Os demais projetos também vão beneficiar Canoas direta ou indiretamente. Essas obras são vitais para a segurança da nossa população e empresas diante de chuvas fortes como as que ocorreram em maio,” destacou.
O Senador Heinze reforçou a necessidade de ação imediata para evitar novas catástrofes. “As chuvas intensas são uma realidade no Brasil e no mundo. Não podemos ficar de braços cruzados esperando a próxima. A retomada desses projetos é um passo crucial para a prevenção de enchentes,” ressaltou.
Foto: CICS Canoas
2 Respostas
Temos que fazer…quantas vezes na minha vida, já ouvi essa narrativa
POIS ENTÃO…ANOS VINHA ALAGANDO AS RUAS DE CANOAS E SO FAZIAM LIMPEZAS EM ESGOTOS, MAQUINAS DOS DICKS MOSTRANDO PROBLEMAS E SO FAZIAM MEIA SOLA, E UM DIA OS CANOENSES DA NOITE PRO DIA PERDERAM CASAS, VIDAS E NADA FOI FEITO, PARARAM DE DRAGAR O GUAIBA QUE HJ MOSTRA MUITA AREIA DEIXA POR ELE NAS ESTRADAS…ISSO SO MOSTRA O DESLEIXO DOS NOSSOS GOVERNANTES, POIS MUITOS ESTAO SEM MORADIAS, MORANDO EM LONAS OU EMBAICO DE VIADUTOS…