ELEIÇÕES EM CANOAS | Mudança de locais de votação pode incentivar o eleitor a não votar, a quem isso irá favorecer?

Clique para ouvir esta notícia

Antes de falar do êxodo eleitoral que irá acontecer em Canoas, é preciso uma explicação sobre o que é necessário para que uma urna eletrônica funcione corretamente no dia da votação e o que as necessidades básicas em um local de votação, como, condições técnicas para garantir a integridade, segurança e eficácia do processo eleitoral.

Energia elétrica: O local de votação deve ter acesso a uma fonte de energia elétrica estável e confiável para alimentar as urnas eletrônicas durante todo o período de votação. É importante haver um sistema de energia de reserva ou um gerador em caso de quedas de energia.

Cabine de votação: Cada eleitor deve ter acesso a uma cabine de votação individual e isolada, com privacidade para registrar seu voto na urna eletrônica. A cabine de votação deve garantir o sigilo do voto e a segurança do processo eleitoral.

Mesários qualificados: É fundamental haver mesários capacitados e treinados para operar as urnas eletrônicas, orientar os eleitores, garantir a ordem e a segurança no local de votação, e resolver eventuais problemas técnicos que possam surgir durante a votação.

Segurança e controle de acesso: O local de votação deve contar com medidas de segurança adequadas, como controle de acesso, identificação dos eleitores, fiscalização por autoridades eleitorais e policiais, e monitoramento para prevenir qualquer tipo de fraude ou interferência no processo eleitoral.

Material de votação: Além da urna eletrônica, o local de votação deve dispor de todo o material necessário para o processo eleitoral, como listas de eleitores, comprovantes de votação, selos de segurança, entre outros itens.

Após concluída a votação de todos e com o fechamento do horário determinado, a urna deve ser transportada para o centro de apuração e precisará:

Conexão de internet: Para a transmissão dos resultados após o encerramento da votação, é necessário que o local tenha uma conexão de internet estável e segura. A transmissão dos dados eleitorais é feita de forma criptografada para garantir a segurança e a confidencialidade das informações.

O ÊXODO ELEITORAL DO LADO OESTE DA CIDADE

Dadas as devidas possibilidades de se ter um local mais próximo para as pessoas atingidas pela enchente votarem e, já que precisa de tão pouco, não precisar deslocar-se até a zona central da cidade.

Não seria melhor resolver o problema nas vilas e bairros atingidos pela enchente, do que promover um êxodo que não irá agradar o eleitor, já tão desgostoso com a política né?

Com certeza esses eleitores, dos oito locais que irão mudar de lugar (veja no gráfico onde são os locais e para onde irão os eleitores), podem decidir não votar. São escolas e paróquias que já devem ter luz elétrica e que os prédios estão com as mínimas condições de promover o processo de votação e, se não tivessem as condições, com certeza teria um local mais próximo para a população exercer seu dever cívico e obrigatório.

Na minha opinião, teremos uma abstenção muito grande de votantes, que não irão querer se deslocar de casa até o centro. Ou pior, teremos aqueles candidatos que irão “transportar” o eleitor até o novo local, isso configura boca de urna, o que é proibido por lei.

É interessante como gostam de complicar as coisas, ou seria interesse?

Ainda dá tempo de descomplicar e fazer que as pessoas deixem de votar, talvez isso não seja interessante né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore