Neste último domingo (3), a Fundação Cultural de Canoas foi palco da escolha da Corte do Carnaval Popular. O evento contou com presença do secretário de Cultura, DJ Cabeção, e dos presidentes das oito agremiações canoenses. Seis candidatas concorreram. Roberta Rosa, da escola Nenê da Harmonia foi coroada Rainha da Corte. Fabine Freitas (Escola de Samba do Soares) e Dafne Fernandes (Unidos do Guajuviras), respectivamente, foram escolhidas como 1° e 2° princesas. O posto de Rei Momo será representado pelo sambista Xandy Mattos.
A Corte escolhida prometeu personificar a essência do Carnaval de Canoas, trazendo o compromisso de representar a cidade e a grandiosidade do evento. “Como Rainha quero inspirar crianças, que são nosso futuro, a encantarem-se pela nossa cultura. Nossas próximas gerações não podem desistir deste que já foi considerado uns dos melhores carnavais do Sul. Quero representar os canoenses amantes de carnaval, nossas crianças e o futuro”, expressou a Rainha Roberta.
A festividade, marcada para os dias 10 e 17 de março, terá locais distintos: a av. Itamar de Matos de Maia, entre as ruas Maranhão e Pará, no bairro Niterói, e a rua Clóvis Beviláqua, 1770, em frente ao complexo esportivo Martin Luther King, no bairro Harmonia.
Carnaval com cortes de custos
Em fevereiro, o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, diante dos desafios econômicos enfrentados pelo Município, aprovou uma redução significativa de mais de 40% no orçamento destinado à festa. Assim, será investido um total de R$ 252 mil na realização do Carnaval.
O evento é uma realização da Prefeitura de Canoas, através da Secretaria de Cultura, com apoio da Associação das Escolas de Samba de Canoas e financiamento do Pró-Cultura RS.
Texto: Graziele Albuquerque
Edição: Valéria Deluca