Emilio Neto (PT) é o presidente da CPI da Enchente na Câmara de Vereadores de Canoas

Clique para ouvir esta notícia

A Câmara Municipal de Canoas instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e a composição foi estabelecida durante uma reunião realizada às 16h de hoje, garantindo a representação de todas as bancadas conforme orientação jurídica. A comissão é composta por 14 vereadores, cada um de um partido distinto, assegurando uma ampla representação política e tem como presidente e relator eleitos, Emilio Neto (PT) e Duarte (Republicanos), respectivamente. Os cargos foram postos em votação e pela oposição concorreram Juares Hoy (PP) para a presidência e Márcio Freitas (PRD) para relatoria, ambos foram derrotados por 9 votos a 5.   A CPI tem noventa dias para apresentar as conclusões.

Composição da CPI:

A CPI é formada pelos seguintes vereadores: Cezar Paulo Mossini (MDB), Juares Hoy (Progressistas), Adriano Marques (Avante), Aloisio Bamberg (PSDB), Jozir Bernardes Prestes (PSD), Laércio Fernandes (Podemos), Airton Souza (PL), Alexandre Gonçalves (PDT), Cris Moraes (PV), Gilson Oliveira (DC), Marcio Freitas (PRD), Eric Douglas (União Brasil), Emilio Neto (PT) – Presidente, e Duarte (Republicanos) – Relator.

Entenda Como Funcionará a CPI:

A Comissão Parlamentar de Inquérito seguirá um conjunto de procedimentos para conduzir suas investigações de forma eficaz e transparente. Veja como será o andamento dos trabalhos:

1. Poderes e Atividades:
A CPI possui poderes de investigação semelhantes aos das autoridades judiciais. Isso inclui ouvir os acusados, colher depoimentos de testemunhas, requisitar informações e convocar servidores municipais. Essas ações são essenciais para esclarecer os fatos em questão.

2. Intimações:
As intimações de acusados e testemunhas serão realizadas por funcionários da Câmara ou por oficiais de justiça designados pelo Juiz de Direito da comarca.

3. Prorrogação do Prazo:
Caso necessário, o prazo de funcionamento da CPI pode ser estendido mediante um pedido fundamentado e a aprovação pelo Plenário da Câmara.

4. Diligências e Sindicâncias:
Membros da Comissão, técnicos especializados ou funcionários da Câmara poderão realizar investigações adicionais ou diligências conforme necessário para a elucidação dos fatos.

5. Relatório Final:
Ao concluir os trabalhos, a CPI elaborará um relatório detalhado. Esse documento poderá resultar em um projeto de Resolução ou em um pedido de arquivamento, e será submetido ao Plenário para deliberação.

6. Encaminhamento ao Ministério Público:
Se as conclusões da CPI indicarem responsabilidade civil ou criminal, elas serão encaminhadas ao Ministério Público para as medidas legais cabíveis.

LEIA MAIS

Guerra de estratégias marca o início da CPI da Enchente em Canoas

5 Respostas

  1. O Emílio é o principal articulador do Jairo … é o braço direito dele. .. ele fica nos bastidores articulando …. e tem muita influência com os vereadores, nao vai dar em nada …. ele vai sim trabalhar pro JJ …e ficar impune infelizmente.
    Olha me prove que teve aviso pra evacuação total da Mathias, nao teve, somente até o Thiago. Foi imprudência, negligência da prefeitura, cadê o corpo de bombeiros que não desceu a Mathias buzinando pra evacuação quando o dique rompeu ? Cadê as caminhonetas novas zero, que foi paga com nosso impostos nosso dinheiro, que é abastecida com nosso dinheiro da guarda municipal. Pq não desceram rua abaixo buzinando, retirando o povo. Os guardas municipal estavam com suas botas lustradas na entrada da Mathias lá parados enquanto estávamos na lama no lodo na água podre.
    Se tivesse oportunidade de falar tudo que vivi e vi de errado até agora que essa prefeitura tá fazendo se pudesse denunciar… faria … doação que o Brasil inteiro mandou, confiscaram pra dizer que é a prefeitura que tá dando 1000 da prefeitura 1000 do governo 500 da defesa civil. Da onde ? É do povo isso .. as pessoas estão dormindo na fila pra conseguir um cesta básica se humilhando pra conseguir comida tudo isso por politicagem…o Jj anda de carro blindado pra não ser linchado … pq. Não meteu a mão pra salvar o povo …nao foi ajudar a salvar… não molhou o pé na água podre pq ? Nós sim ou seja povo elo povo… mas é revoltante esses políticos de canoas…. e as mesmas cara …. que agora estão aparecendo com marmita uma quentinha pro povo… ora pq eles não estavam ajudando a salvar as pessoas?
    Enfim canoas realmente precisa mudar e só o povo pode fazer isso …

  2. A CCzada do Nedy, do Ayrton e do Hoy está em polvorosa!

    Tentaram aplicar um golpe baixo com essa CPI fajuta durante uma tragédia, só pra lucrar politicamente, e o tiro saiu pela culatra.

    Kkkkkkkkkkkkk

  3. A escolha desse vereador que é o maior puxa-saco do Jairo Jorge para presidir a CPI só mostra que nossa Câmara de Vereadores é uma câmara mortuária. Um deboche na cara das vítimas da enchente. A resposta a essas ratazanas que vivem no submundo da política terá que ser mesmo nas urnas. Não bastasse isso, seus CCs ficam rindo da cara de quem perdeu tudo, como que seus polpudos salários fossem eternos. Aguardem para ver. E sigo desafiando: Jairo Jorge, Emílio Neto e demais asseclas, visitem o bairro Rio Branco, certamente serão muitíssimo bem recebidos lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore