O prefeito Jairo Jorge, declarou para imprensa que almeja reduzir o prazo estipulado de 90 dias para 45 o recolhimento do lixo mais pesado. Para conseguir este objetivo, o governo irá ampliar a quantidade de máquinas de 200 para 400 e o número de trabalhadores para 1,3 mil.
As reclamações dos moradores são muitas com a lentidão dos trabalhos e também com os pontos de transbordo, o prefeito diz que, a tarefa não tem sido fácil, muitas casas precisam de duas a três caçambas para concluir o recolhimento do descarte. Outro problema, segundo Jairo, é no processo onde se limpa uma rua e no outro dia aprecem novos entulhos. As soluções serão credenciar cerca de 5 mil caçambas e, após a limpeza, elas ficarão nas ruas a disposição para os novos descartes que venham a ocorrer.
Um dos principais desafios para Jairo é o retrabalho, a repetição e retorno aos mesmos locais já limpos, por isso a necessidade de novas caçambas. A ideia é que não seja necessário colocar novamente no chão os entulhos. O lixo das caçambas será recolhido quantas vezes forem necessárias, conclui o prefeito.
COOPERATIVAS SERÃO PARCEIRAS
A ideia da Prefeitura Municipal de Canoas é uma parceria com oito (8) cooperativas da cidade, com isso, segundo o governo, a recolhimento dos entulhos ganhará o reforço de cerca de mais mil trabalhadores, onde cada cooperativa iria disponibilizar 125 trabalhadores para auxiliar na retira dos entulhos e na limpeza das casas. Esse auxílio, se faz necessário por existirem muitos idosos que não conseguem sozinhos fazer a tarefa de limpeza de seus lares. O objetivo do governo é realizar um grande mutirão e assim encurtar o tempo.
OS PROBLEMAS E O DESCARTE
A migração de retorno dos desabrigados para a região atingida, aumentou muito o fluxo de veículos no lado oeste, tentando evitar que as ruas fiquem ainda mais obstruídas, o governo criou quatro pontos de transbordo e pede para quem puder que faça o descarte nos locais pré-determinados. Essas e outras ações que serão implantadas, serão de fundamental importância na redução do prazo para os 45 dias de remoção da limpeza mais pesada.
OS PONTOS DE DESCARTE:
A lista de pontos é direcionada para a população de ruas e avenidas nas quais os caminhões de limpeza já efetuaram o recolhimento.
LOCAIS DE TRANSBORDO:
Avenida Guilherme Schell, embaixo do Viaduto da BR-386;
Parque Eduardo Gomes (estacionamento e local dos antigos piquetes);
Rua Antônio João Bianchini, 180 e
Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga, 2.400.
2 Respostas
Tudo conversa. Nosso bairro central park já está sem água a 2 semanas antes dos bairros maiores e nada foi feito, a não ser limpar a parte mais rica e a s vias principais. A parte interna do bairro jogada as traças parece uma zona de guerra, onde antes era lugar de recreação está tudo sujo. Até quando este governo vai ficar somente nas esquinas tirando fotos e aí realmente fazer o serviço?
Nós moradores que perdemos tudo dentro de casa, devido à incapacidade do poder público de manter manutenções periódicas nos diques de contenção e de drenagens da cidade para evitar essa tragédia. Agora mais essa demora com a limpeza dos bairros da cidade. É muita incompetência…