Após o período das enchentes e o restabelecimento gradativo dos serviços essenciais, a Secretaria Municipal de Cultura de Canoas reabre dois espaços tradicionais da cultura do município: a Casa de Artes Vila Mimosa e a biblioteca municipal.
A Casa de Arte Vila Mimosa fica na Avenida Guilherme Schell, nº 6.270, no Centro. O atendimento ocorre de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h. Tombado como patrimônio histórico em 2009, o local é o primeiro centro cultural público do Município. O contato pode ser feito pelo telefone (51) 3428-5789 ou pelo e-mail villa.mimosa@canoas.rs.gov.br.
Já a Biblioteca Municipal oferece aos canoenses milhares de opções literárias, que podem ser retiradas gratuitamente. O acervo do espaço vai de romances consagrados a jornais diários de grande circulação. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. A Biblioteca fica na Rua Ipiranga, 105, no Centro. O contato pode ser feito pelo telefone (51) 3425-7702, na opção 1, e o e-mail é bibliotecamunicipal@canoas.rs.gov.br.
Outros espaços culturais de Canoas
O Hangar Cultural, localizado na Estrada do Nazário, nº 3.150, no bairro Guajuviras, está sendo utilizado como abrigo para a população.
O Museu dos Rosa é a mais antiga edificação de Canoas, do início do Século XX. Abriga o acervo do Museu Municipal Hugo Simões Lagranha, salas multimídia para exposições e um acervo permanente. Neste momento o local, que fica na Avenida Victor Barreto, 2.186, no bairro Centro, passa por manutenções e deverá ser reaberto em breve.
Já a antiga Estação de Trem de Canoas, localizada na Avenida Victor Barreto, n° 2301, no Centro, está sendo utilizada como base para doações de cesta básicas e demais itens para os agentes culturais da cidade que foram atingidos pelas enchentes.
Uma Resposta
É maravilhoso saber que os espaços culturais de Canoas estão voltando a funcionar após as enchentes. A reabertura desses locais é um sinal de resiliência e recuperação da comunidade. Espaços culturais são fundamentais para o enriquecimento social e cultural, proporcionando às pessoas um lugar para se conectarem, aprenderem e se inspirarem. Parabéns a todos os envolvidos na restauração desses espaços essenciais para a cidade!