O Natal, data mais importante para o comércio, fortalece a economia local em Canoas. A Feira de Natal da Economia Solidária e o Brique da Inconfidência registraram mais de R$ 130 mil em vendas. Na contramão do cenário nacional, que demonstrou queda de 1,4% nas vendas para a data comemorativa, conforme dados do Serasa, a Feira manteve o valor de 2022. As atividades foram organizadas pela a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI).
De acordo com o diretor de Economia Solidária da secretaria, Felipe Nogueira dos Santos, as feiras envolvem consumidores, artesãos, empreendedores e futuros artesãos, gerando fluxo de pessoas na ocupação de espaços públicos e incentivando o desenvolvimento socioeconômico local. “Somos apoiadores dos artesãos e da comunidade, propiciando a estrutura para a realização das feiras que são um produto das capacitações e do empenho dos artesãos gerados por esta parceria. Esta valorização contribui para a aquisição de insumos, garantindo o início da produção para o próximo ano”, destacou.
O Brique da Inconfidência contou com 60 expositores e a Feira de Natal, que foi até dia 23 de dezembro, teve 28 bancas. Entre os produtos comercializados, as feiras oferecem opções de artesanatos, cuias, tapetes, flores, plantas ornamentais, hortaliças, além de doces e demais itens de alimentação.
Texto: Bettina Gehm e Daniele Brito