Após receber denúncias de moradores, a equipe da Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) resgatou um filhote de gato e um cão da raça Shih-tzu em uma residência no bairro Mathias Velho, na manhã desta segunda-feira (29). As pessoas que moravam no local se mudaram e deixaram os animais abandonados, sem água e sem comida por mais de uma semana.
De acordo com a secretária da SMBEA, Fabiane Tomazi Borba, os animais precisavam de socorro imediato, pois estavam completamente abandonados. “Foram mais de sete dias sem assistência dos tutores que, segundo os vizinhos, abandonaram a residência. Agora, além de dar assistência veterinária aos animais, vamos em busca da punição de quem os abandonou. É necessário que haja essa repreensão para que essas pessoas não cometam o mesmo crime com outros animais”, afirma.
Agora os animais estão na sede do Bem-Estar Animal, onde serão tratados, receberão atendimento veterinário, ficarão albergados e, posteriormente, estarão aptos para adoção. A Prefeitura de Canoas reforça que maltratar animais é crime, conforme a Lei Federal nº 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal nº 14.064, ocorreu o aumento das penas referentes ao crime de maus-tratos quando se tratar de cão ou gato.
Texto: Daniele Brito
Edição: Eduardo Rodrigues