Diante as previsões meteorológicas que já indicavam a possibilidade de chuva para este domingo (9), a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática, conseguiu o empréstimo de dois caminhões hidrojato para uso emergencial em eventuais necessidades de desobstruções na rede pluvial. O procedimento a cargo de equipes de plantão das secretarias de Obras, Serviços Urbanos e Mobilidade Urbana, ajuda no combate ao acumulo de água da chuva em pontos isolados de ruas da cidade. O veículos de propriedade da Corsan foram disponibilizados pela estatal como contrapartida a partir de convênios com o Município.
“A partir do monitoramento realizado pela Defesa Civil e projeções de grandes volumes de chuva e ventos em Canoas, sempre temos uma força tarefa no Município que nos permite uma resposta rápida. Como os volumes de chuva não estão sendo tão altos neste domingo e as precipitações estão bem distribuídas em longos períodos de tempo, o trabalho das equipes ocorre normalmente sem maiores transtornos”, explica o secretário da Defesa Civil de Canoas, Vanderlei Marcos.
Os primeiros volumes de chuva começaram a cair em Canoas ainda na madrugada, por volta das 2 horas, e até o final da tarde, às 17 horas, as estações meteorológicas da Prefeitura somaram em torno de 40 milímetros (mm). A projeção dos institutos de meteorologia, segundo a Defesa Civil canoense, é que até o final da noite ainda sejam contabilizados cerca de mais 10 mm. Foram executadas intervenções pontuais em locais do bairro Mato Grande, Niterói, Mathias Velho e Harmonia.
“Esse cenário permite que a força tarefa consiga combater de forma ágil e efetiva as desobstruções na rede e ainda identifique estragos na tubulação de drenagem para que sejam solucionados imediatamente ou inseridos nos cronogramas de trabalho das secretarias”, acrescenta Vanderlei Marcos.
Uma Resposta
Rua Florianópolis última chuva entrou água dentro de casa devido a sujeira dos canos o pátio não conceguiu escoar pra rua em 5minutos de chuva muito preocupa se vir muita chuva na parada 17 não sei os outros pontos sei que esse trecho entre a sinaleira e mercado Alt a providência tem que ser tomada antes das chuvas pois pagamos muito iptu impostos