Símbolo de resistência durante as enchentes de 2024, Caramelo passa a receber visitantes em roteiro especial no Campus Canoas
A Ulbra deu início às visitas guiadas ao Cavalo Caramelo, um dos maiores símbolos de resistência do povo gaúcho durante as enchentes de 2024. Nesta terça-feira (20), foi realizado o segundo dia de visitação, com boa procura do público e um grupo de cerca de dez pessoas acompanhando o roteiro especial pelo campus.
As visitas são guiadas e fazem parte de um percurso que começa no Hospital de Medicina Veterinária da Ulbra, segue pelas baias, passa pelo espaço onde está o Cavalo Caramelo e se encerra no laguinho, proporcionando uma experiência educativa e de aproximação com a história que marcou o Rio Grande do Sul.

O Caramelo ganhou notoriedade durante as enchentes de 2024, quando ficou ilhado sobre um pequeno espaço em um telhado — o único ponto onde a água não havia chegado. Mais do que um animal lutando por sua vida, ele se tornou um símbolo da força, da esperança e da resiliência do povo gaúcho em um dos momentos mais difíceis da história recente do Estado.
Entre os visitantes desta terça-feira estavam Andreia Medeiros, sua filha Paula e a neta Jade, de apenas um ano de idade. Emocionada, Andreia contou que acompanha a história do Caramelo desde o início. “Temos um carinho muito grande. Sempre o acompanhamos e mostramos para a Jade na TV, e ela vibra ao ver ele. Quando vi que as inscrições estavam abertas, fiquei muito interessada. Achei tudo muito lindo, fiquei até emocionada”, relatou.
Além das visitas abertas ao público, a Ulbra já tem visitas de escolas agendadas para o mês de março, após o retorno das aulas, reforçando o caráter educativo e institucional da iniciativa.
As inscrições para as visitas guiadas podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdHIAr-FZuE2hZaCJ5nvcy6B6QLTXxhLgCeuwexmE3IQurw1A/viewform















