O Hospital Universitário (HU) de Canoas iniciou um mutirão para reavaliação de exames de colonoscopia e endoscopia. Os pacientes que aguardam por esses procedimentos, considerados de alto custo, terão avaliação médica dos seus sintomas. Os pacientes que ainda tiverem indicação para realização dos procedimentos vão sair das consultas com a data dos exames marcados. A equipe do HU está entrando em contato por telefone com os pacientes para agendar a reavaliação. Por isso, é fundamental que os usuários mantenham seus dados atualizados.
Atualmente, são cerca de 7 mil pessoas aguardando por esses procedimentos na fila. “É uma medida muito importante para colocar o paciente certo no lugar certo, utilizando serviços apenas quando for provável que os benefícios superem os riscos. Quem tiver a indicação, já vai sair da consulta com data marcada e o preparo na mão”, explicou a secretária adjunta de Saúde, Caroline Schirmer.
Também será feito um novo protocolo nas unidades de saúde, para que os médicos só encaminhem os pacientes a esses procedimentos em casos que se enquadrem nos sintomas. O objetivo é garantir que as pessoas sejam atendidas primeiramente na atenção básica, passando para o procedimento apenas quem realmente necessitar.
“Nestes primeiros dias, notamos que a cada dez pacientes atendidos, apenas dois ainda precisavam do procedimento. Isso vai permitir limpar essa fila represada, atendendo com maior agilidade aqueles que realmente precisam e encaminhando os demais para os exames adequados, que se enquadrem no sintoma atual do paciente”, frisou a secretária adjunta de Gestão Hospitalar, Daniela Oliveira.
4 Respostas
Se o exame é requisitado é pq é necessário mas como não é particular colocam regras de exclusão para realizar o exame Canoas está de parabéns por mais está ação contra o povo!!!
Concordo com o comentário acima, tenho problemas estomacais,gastrite q nem sei se não é h pilory,fiz o pedido hj dia 18/06/24 torço q seja rápido o chamamento,nunca fiz colono,sinto cólicas,TD dia dores,uma vez fiquei paralisada com dores,então se alguém pede e pq realmente precisa,esses exames nem demoram MT e só terem competência de colocar mais profissionais para trabalhar! Assim como o neuropediatra infantil q não quiseram contratar! E meu menino deficiente precisa de um! Se pudesse melhor ainda ou um neuro psicólogo seria bom!
Essa é a saúde em nossa cidade, horrível. E cardiologista, que só fazem esse atendimento na Ulbra e uma consulta leva no mínimo 2 anos e nunca o médico que te atende, somente estagiárias de áreas totalmente diferente, exemplo dermatologia, que anotam os problemas, levam para o médico e retornam falando esta tudo bem. Tenho 66 anos, 1 stent e 2 pontes de Safena, cirurgia feita em 2014, preciso fazer uma cirurgia de hérnia inguinal, já passei pela equipe de cirurgia no hospital nossa senhora das graças em fevereiro 2024, só que para fazer essa cirurgia de hérnia, eles exigem liberação do cardiologista que só tem na Ultra e que essa consulta pode levar a mais se 2 anos. Esses são os governistas da nossa cidade. Tem eleições, podemos começar a mudar isso é não votando em nenhum político que estão a anos na política e deixaram chegar a essa situação. Isso envolve todos, Prefeito, deputados e vereadores, fazer uma limpa.
Boa tarde eu já peguei o exame falta eles me ligar fiquei 2 meses tentando marcar a consulta estou com dor se aminha dor fica mais forte vou ir direto no hospital está a balanda o meu é mosional