O Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS) divulgou orientações para a busca e identificação de desaparecidos nas inundações. Confira:
A orientação inicial é que as famílias verifiquem junto aos abrigos se há registros do familiar desaparecido. Se o nome do familiar não estiver nos registros dos abrigos, deve ser registrado um Boletim de Ocorrência. Esse registro pode ser feito através do site Delegacia Online (https://www.delegaciaonline.rs.gov.br) ou em qualquer Delegacia de Polícia em funcionamento.
Após o registro da ocorrência, a família deve procurar um dos locais listados abaixo para realizar a coleta de DNA e fornecer informações sobre o familiar desaparecido, portando documentos a ele pertencentes, como fotografias, prontuários odontológicos ou médico hospitalares e exames de imagem, caso os possua.
IMPORTANTE: Preferencialmente devem se dirigir para coleta filhos, mãe e/ou pai biológicos da pessoa desaparecida. No caso de irmãos biológicos, preferencialmente mais de um por desaparecido.
Locais de Coleta de DNA:
CANOAS
– Posto Médico Legal de Canoas — Av. Farroupilha, 8001, Bairro São José (Subsolo do Hospital Universitário)
Das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira
PORTO ALEGRE
– CREMERS – Av. Princesa Isabel, 921, Bairro Santana
Das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira
– DML – Av. Ipiranga, 1807, Bairro Santana
Das 18h às 9h, de segunda a sexta-feira, e 24h aos sábados e domingos –
Para coletas em outras localidades, a orientação do IGP é que os familiares de desaparecidos se dirijam ao Posto Médico Legal mais próximo. A lista de postos pode ser acessada no site do instituto (igp.rs.gov.br)
Mais informações pelo (51) 98682-9207 (ligações ou WhatsApp).