JURANDIR MACIEL, Canoas precisa sair deste caminhar de crise constante e voltar a ser referência em saúde

Clique para ouvir esta notícia

Nosso Café com o Aldeia é com o mais novo vereador de Canoas, Jurandir Maciel (PTB), ele assume hoje, às 17h15min, na Câmara de Vereadores de Canoas, no lugar de Laércio Fernandes que perdeu o mandato por infidelidade partidária. Jurandir já foi vereador, vice-prefeito de Canoas no governo de Marcos Ronchetti e deputado estadual. Chegou a filiar-se ao União Brasil no racha provocado por Roberto Jefferson com o então vice-governador Ranolfo Vieira Jr., mas consta que voltou ao PTB em março desde ano.

VAMOS A PERGUNTAS, POIS O CAFÉ ESTÁ ESFRIANDO

O senhor tem um histórico político em Canoas, nos conte um pouco de sua trajetória?

Fui por três mandatos vereador de Canoas, com este é o quarto. Fui Secretário de Saúde do Prefeito Lagranha, no pior momento político de Canoas e da cidade, minha missão reformar todo o H.N.S das Graças, pagar os quatro meses de salários atrasados dos funcionários e reabrir o mesmo, o que consegui em seis meses. Também, vice-prefeito do Ronchetti e Secretário de Saúde, neste período como secretário construímos o Pronto Socorro, abrimos o Hospital da ULBRA e construímos mais de dez postos de saúde, implantei o programa de saúde da família, fiz a municipalização plena da Saúde de Canoas, implantei o SAMU e a primeira infância melhor.

No período Seu Lagranha, fiz, com o apoio dos funcionários, da ASMC e sindicatos dos Funcionários e da Educação a reforma do Sistema da Saúde e da Previdência, que se consolidou com o hoje CanoasPrev e Fassem.

Uma de suas principais bandeiras é a Saúde, quais os principais pontos em que Canoas é falha e precisa melhorar?

Estou feliz em voltar a Câmara de vereadores, sei que vereador é um generalista, junto à população, eu além de atender a todos, vou me debruçar, ao nível legislativo, a fazer uma análise, e um estudo do porquê a saúde de Canoas estar na situação crítica, no atual momento.

Analisar, levantar os reais problemas, propor soluções, juntamente com meus colegas vereadores, para com o Governo Municipal buscar apoio responsável perante aos governos Estadual e Federal. Isto tudo com a visão legislativa. CANOAS precisa sair deste caminhar de crises constante e voltar a ser referência em saúde, para a cidade e para a região.

Como será sua posição política com o retorno à Câmara de Vereadores?

Minha posição política será de defesa dos interesses maiores e mais nobre de nossa Canoas, de nosso povo. Independente de questões ideológicas, sempre primando pelos enunciados de Cristo, qual seja retidão, amor a Deus e ao nosso próximo.

Seu retorno se dá na maior crise política da história da cidade, qual sua avaliação?

Precisamos rapidamente, harmonizar nossa cidade, não podemos perder mais tempo e energia, com aquilo que não dialoga com as necessidades do nosso povo Canoense. O mundo político e a nossa Câmara de Vereadores, tem que ser o construtor de uma Canoas mais forte, mais saudável e fraterna.

Sua chegada é bem em meio de um furacão no Legislativo, como o senhor analisa o processo de impeachment do vice-prefeito Nedy de Vargas Marques?

Sim, é muito triste toda está situação, isto não é bom para a imagem de nossa cidade. Nossa Câmara Legislativa, os meus colegas vereadores, nós Legisladores de Canoas, precisamos superar isto, para podermos ajudar, do ponto de vista legislativo, a reorganização da nossa Cidade e seus serviços à população e, dentre estes, à saúde.

O senhor saiu e retornou ao PTB, e agora assume uma cadeira, qual será seu futuro na agremiação?

O PTB, é um Partido com uma das mais lindas histórias de vida política, construção, organização e resgates sociais do nosso povo. A história do PTB, passa por Getúlio Vargas e toda a construção de um Brasil industrial forte e pujante, com conquistas sociais e dia direitos fundamentais a vida. Estadualmente na figura de Leonel Brizola as conquistas sociais, o desenvolvimento econômico com geração de emprego e renda.

Portanto, ter sido convidado, pelo presidente Estadual, o Deputado Elizandro Sabino e pela presidente municipal, Simone Sabin, para voltar “como filho pródigo”, como falaste na tua coluna, é sim motivo de orgulho, de satisfação e, dar, retorno com muita entrega positiva, ao nosso povo e, ao partido, é meu compromisso.

Em 2024 teremos uma nova eleição para Prefeitura e Vereadores, o senhor quer concorrer à Prefeitura ou Câmara?

Sou político propositivo, seja como cidadão, seja como vereador, seja secretario, vice-prefeito ou deputado. Entendo que para concorrer a cargo legislativo a decisão é do político e seu grupo de apoiadores. Para concorrer a cargo executivo, a decisão é sempre partidária, coletiva e com aceitação mínima, média ou máxima da sociedade como um todo.

Sou Vereador trabalharei junto ao povo, para que eles, queiram que eu continue sendo seu vereador, seu representante, tudo o mais está acima da minha vontade.

 

Deixe uma mensagem para seus eleitores e a população canoense.

Jesus Cristo, que sigo, nos ensinou a amar a Deus… e ao nosso próximo como a nós mesmos. A vida me ensinou que todos os problemas, quando vem analisados, eles, problemas, nos mostram as soluções, tanto se quisermos construir uma solução, procuremos um grande problema.

Dentre todos os problemas de nossa Canoas, a saúde é sem sombra de dúvidas o maior e quero buscar, com meus colegas vereadores, a tarde solução para este problema”.

NOTA:

Câmara de Canoas – Presidente Cris Moraes assina decreto que extingue mandato do vereador Laércio (Podemos). Posse do primeiro suplente, Jurandir Maciel, acontece na sessão ordinária de hoje, com início às 17h15.

Uma Resposta

  1. Parabéns ao amigo Jurandir, que neste ano e alguns meses que ele possa fazer tudo que imagina seja possível fazer. Ao Dr Laercio muita força ao amigo e que ele possa nas próximas eleições lograr êxito..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore