A Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) atingiu a marca de 15 mil animais castrados, de forma gratuita, na cidade. Os procedimentos, oferecidos por meio de diferentes ferramentas, buscam reduzir o número de animais de rua. Para ser atendido em qualquer serviço da SMBEA, é necessário ser morador de Canoas, ter cadastro atualizado no CadÚnico e possuir renda familiar de até três salários mínimos.
De acordo com a secretária de Bem-Estar Animal, Fabiane Borba, a esterilização beneficia tanto os animais como a população em geral, uma vez que contribui para a saúde pública. “Essa marca destaca o trabalho de uma gestão que está preocupada com a causa animal. É fundamental disponibilizarmos esse serviço e incentivar que a população castre os animais. A esterilização é a principal medida para reduzirmos o número de ninhadas indesejadas, além de evitar a proliferação de doenças”, ressalta.
As solicitações e agendamentos para o procedimento, para a população em geral, podem ser feitas nas edições do Prefeitura na Rua, aos sábados, das 9h às 12h. Os protetores de animais credenciados no município também contam com o serviço, sendo 20 procedimentos por semana, sempre nas terças-feiras. As vagas são definidas através de revezamento.
Texto: Gabriel Amaral
Edição: Carina Jung